13.10.11

Descobrindo a Animação: Scanimation



Em plena era digital, onde nos acostumamos a ver animações produzidas com o que há de mais sofisticado em termos de computação gráfica, certas tecnologias, que podemos chamar de artesanais, continuam exercendo seu fascínio, talvez por sua suposta simplicidade que, muitas vezes, esconde a real engenhosidade por trás de seu funcionamento.

É o caso da "scanimation", uma técnica de animação que consiste em animar uma figura monocromática impressa em uma folha de papel vista através de uma folha transparente recoberta por faixas espaçadas entre si, por onde é possível ver o desenho que está por baixo.

A técnica já apareceu aqui no DeoosTV num post sobre ilusões visuais animadas.

Muito utilizada em livros para crianças, mas que pelo visto despertam o mesmo fascínio nos adultos, a técnica foi desenvolvida pelo americano Rufus Butler Seder, que fora cineasta independente e professor de cinema da escola do museu de artes plásticas de Boston.

Rufus fundou a empresa Eye Think, que desenvolve brinquedos e painéis para ambientes externos usando a técnica de scanimation e ficou famoso mundialmente com outra de suas invenções, o "Lifetiles", um mural feito de placas de vidro contendo desenhos que parecem ganhar vida a medida que o observador caminha, e podem ser vistos em locais como museus e estações de trem ao redor do mundo. No Brasil Rufus ficou conhecido com os livros "Galope!", "Mexa-se!" e "É Gol!".

Lifetiles Mural




Livro “Galope!”



Faça você mesmo sua scanimation!

Hoje em dia, com um pequeno auxílio da tecnologia, é possível criar suas próprias scanimations de maneira relativamente simples. O DeoosTV produziu uma scanimation utilizando o programa gratuito "Animbar".




Imagem da interface do programa

Ele funciona de forma bem simples, porém é preciso que você já tenha os frames de sua animação para iniciar o processo. Ao abrir o programa ele mostra uma tela com o passo a passo da coisa toda. Basta abrir os frames de sua animação através do menu "File" - "Open" e depois em "Edit", selecionar "Compute animation" e escolher a espessura das linhas verticais que serão impressas separadas numa transparência. No nosso caso a opção que funcionou melhor foi com espessura das faixas em 2 piles. Nossa animação tinha dez frames. Uma dica é não exagerar no número de frames. Com os frames carregados e a espessura das faixas definidas, o programa soma todos esses frames em uma única imagem e a "fatia" de forma que ao deslizar a transparência com as faixas pretas sobre ela, a imagem é revelada em porções de tal forma que temos a ilusão do movimento. O botão na barra inferior serve para testar a animação. Testou? Achou que está ok? Aí é só salvar a imagem base e o arquivo com as faixas (o que será impresso na transparência). Com os arquivos salvos, basta imprimir e VOILÀ! Está pronta sua scanimation.



Postado por Gregório Moreira
Colaborador Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

2 comentários:

Elisa disse...

Animal! gostei mto...

Filipe Prado Orlandin 8° A grupo 6 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.