24.8.11

Entrevista com o diretor Chico Bela – MOL Toons (2011)


O que um animador precisa saber para entrar no mercado da animação? É imprescindível
saber desenhar? É possível ter projetos próprios, ou um estúdio só sobrevive de publicidade?

Chico Bela, com apenas 32 anos, já é um dos diretores de animação da Produtora Mol Toons,e esclarece as dúvidas que afligem a todo aspirante a animador profissional, abordando questões técnicas e mercadológicas, nesta entrevista feita exclusivamente para o Deoos TV.

Como filho de peixe, peixinho é, Chico seguiu a tradição deixada por seu pai, avô e bisavô, e se formou em 2005 como Arquiteto e Urbanista, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo ( FAU-USP ). Mas algo diferente estava em vista. A paixão pela arte de animar o levou a fazer um curso de animação 2D já no segundo ano da faculdade, e logo depois ele já conseguiu seu primeiro emprego em uma produtora de animação.

Na Briquet Filmes, Chico trabalhou como assistente de animação, responsável pela intervalação de animações em 2D (fazendo os desenhos entre uma pose-chave e outra), pelo clean up (limpando os esboços dos desenhos), e pela montagem digital de comerciais animados. O primeiro emprego com que todos que pretendem ingressar na área sonham!

Depois desta primeira experiência, ele acabou se interessando mais pela parte autoral das animações, e foi buscando desenvolver seu trabalho neste sentido, fazendo animações próprias. Mesmo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ele se formou com um projeto de curta de animação...

Na entrevista, Chico nos conta sobre as dificuldades e limitações que sentiu no começo da carreira, e explica as principais diferenças do mercado da época em que começou a trabalhar, em 2000, para o dos dias atuais.

Em 2010, o diretor paulistano teve a incrível oportunidade de estudar animação na renomada Gobelins (acessen também o canal deles no youtube: http://www.youtube.com/user/gobelins), em Paris, e hoje agrega em seu currículo trabalhos publicitários para clientes como Colgate,Toddynho, Ruffles,Wizard, Ídolos (programa de talentos da Rede Record), C&A, Bradesco, Elseve, PBKids, Natura, além de animações para a vinheta “Não Perturbe”, do canal FOX, e para um videoclipe da banda Ultraje a Rigor.

Recentemente, foi a vez de o mundo acadêmico receber a contribuição do Chico. Com a experiência adquirida como professor de animação no Instituto Criar, e com os cursos ministrados no IED, ele foi convidado a participar do desenvolvimento do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação e pós-graduação em Animação criados pelo Centro Universitário Senac SP, possibilitando assim realizar o sonho de quem procura uma formação na área.

A MOL Toons:

Fundada da união de Fred Mathias e do também diretor Chico Zullo , a Mol Toons produz filmes nas mais variadas técnicas de animação. Tanto em projetos comerciais, quanto em trabalhos autorais, a criatividade é quem manda nas produções.

Com uma equipe fixa de oito apaixonados por animação (Anderson Lister, Willian Fernandes,Ivana Cristina, Naia Borio, Fabio Rossi, Chico Bela, Chico Zullo e Fred Mathias), o portfólio da produtora conta com produções como Os Ecoturistinhas, série com foco na educação ambiental, que passa na TV Cultura e na TV Ra Tim Bum; as séries ZOO Espacial e Jajá Arara Rara, programação da AnimaTV na TV Cultura; propagandas para OMO, Seda, Elsève, Renault, Natura, Sonho de Valsa, além de animações para a MTV e até para a Disney!

Com este portfólio de invejar, o Chico Bela e a Mol Toons foram muito receptivos com a equipe do Deoos, e mostraram-se extremamente motivados em incentivar o interesse e a produção de animação no Brasil.

Na última quarta-feira, dia 17 de Agosto, Anderson Salvador e Elisa Rodrigues - editor e colaboradora do Deoos TV -, ministraram uma palestra no Centro Universitário Senac, onde foi traçado um panorama do mercado de animação brasileiro, com suas principais produções recentes (ao longo das semanas publicaremos aqui uma por uma, para ninguém ficar de fora do que está rolando!). Na palestra, foi mostrada uma prévia de 5 minutos do bate-papo com o Chico Bela, essencial para montarmos o conteúdo da palestra. Valeu Chico! Valeu Mol Toons!

Vocês ficam agora com a entrevista do diretor em primeira mão, e a seguir algumas das
produções das quais participou. Para conhecer mais do seu trabalho, acessem o seu site oficial: http://www.chicobela.com/





Clavadista (autoral - Mol Toons) – Direção



Making Of Clavadista



Ídolos (Mol Toons) – Supervisão de animação



Animatic Ídolos



Não Perturbe – FOX (Mol Toons) – Direção



Jajá Arara Rara (Mol Toons) – Animação




Agradecimentos: Equipe MOL Toons, Super Régis, Dalton Rodrigues, Vanda Trentino e Péricles Martins.



Postado por Anderson Salvador, Andressa Yamashita e Elisa Rodrigues
Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

3 comentários:

Gregório Moreira disse...

Show de bola a entrevista, a edição, tudo!

Elisa disse...

Brigada Greg, que ótimo que vc gostou... nós também ficamos muito satisfeitos com o resultado! =D

Whyfred disse...

Muito boa a entrevista, curti!