26.8.11

Jazz e surrealismo - Cab Calloway e Betty Boop (1932-1933)


Cab Calloway, músico e dançarino norte-americano de jazz foi inspiração para diversas animações dos estúdios Fleischer nos anos 30. Cab é conhecido por ser o precursor do passo Moonwalk, imortalizado por Michael Jackson e além de ter sua música traduzida pelas animações fluidas dos Fleischer, tem também seu gingado reinterpretado pelos artistas. Em cada animação Calloway é desenhado como um personagem diferente, assista aos três curtas: Minnie the Moocher, Snow White (Branca de Neve) eThe Old Man of the Mountain (O Velho da Montanha).

Som de primeira e dança contagiante, os passos de Cab foram rotoscopiados e elevados para a liberdade criativa da animação. Em todas suas aparições, ele é transportado para ambientes surreais e transforma-se em criaturas fantásticas.


Cab Calloway foi a banda composta por integrantes negros mais notória dos anos trinta, época muito delicada devido à forte segregação racial nos Estados Unidos. As seguintes animações sofreram censura por conterem a música negra do jazz e o alto teor erótico com a personagem Betty Boop.


Assista a um paralelo de sua performance original e as obras rotoscopiadas em Minnie The Moocher e Snow White.





Animações

Embora nos créditos das animações apareça que a direção é de Dave Fleischer, um dos donos do estúdio, os animadores eram os reais diretores das obras.

The Old Man of the Mountain - O Velho da Montanha (1933)

Aparições de Cab do ínicio ao fim. O curta começa com uma introdução live-action de Calloway e sua orquestra, que realizam um coro de "Minnie the Moocher". Em outras cenas ele é uma coruja cantando a música título da animação e aparece como o protagonista da história, o velho da montanha. Na história, um leão de patins (feito de coelhos) apressa-se de seu posto de guarda no topo de uma montanha, correndo até uma aldeia vizinha, avisando "Cuidado! O velho da montanha!". O alerta desperta um êxodo em massa da população local.
Betty Boop sai de uma casa de hóspedes, a fim de descobrir o que está acontecendo. Ela encontra uma coruja, que descreve o Velho da Montanha, um eremita que ameaça a vida dos moradores, particularmente a das mulheres. Apesar das advertências, Betty é curiosa e inicia uma caminhada até a montanha. A bonequinha sexy e ingênua atrai as atenções por onde passa e quando chega ao topo da montanha não é diferente. Mais de duas vezes mais alto que Betty, o Velho começa a cantar com ela um dueto e os dois começam a flertar. Perseguição e alto teor erótico, Betty é salva no final pelos amigos do vilarejo que dão um jeito no velho.

Dirigido por Bernard Wolf e Thomas Johnson.



Minnie the Moocher (1932)


A animação é introduzida pela aparição de Cab e sua orquestra em um cena de live-action.
Betty Boop tem uma discussão com seus pais e decide fugir de casa. Enquanto foge com o namorado, o cachorro Bimbo (Betty foi desenhada como uma cadela nos primeiros episódios da série), acabam chegando em um lugar assustador e assombrado e se refugiam no interior de uma árvore. Um fantasma de uma morsa e seus amigos do além começam a cantar e dançar. No fim da música, os fantasmas se reúnem e obrigam Betty e Bimbo a voltarem para casa. Enquanto Betty se esconde embaixo do cobertor seu bilhete de despedida se rasga e mostram a frase "Home Sweet Home".


Criado por Willard Bowsky e Ralph Somerville.


Minnie the Moocher foi baseada em outra música, a Willie the weeper, a letra é sobre uma mulher que vivia em devaneio após se envolver com drogas.





Snow White/ Branca de neve (1933)


A rainha, parecidíssima com Olivia Palito - do desenho contemporâneo Popeye, consulta o espelho mágico e descobre que não é mais a mais bela mulher da região, sendo destronada por Betty Boop. Enciumada, ela manda o palhaço Koko e o cachorro Bimbo matarem Betty. No meio do processo, Betty consegue escapar mas tropeça na neve e cai em um rio, ficando presa em um caixão de gelo que acaba escorregando até a casa dos 7 anões.
Koko canta a música St. James Infirmary, interpretada por Cab Calloway. No meio da música, a rainha-bruxa transforma Koko em um fantasma, e essa cena musical é realmente fantástica. Com a concorrência fora, a rainha novamente pergunta ao espelho quem é a mais bela. O espelho responde e logo explode, libertando Betty, Koko e Bimbo e transformando a rainha em um terrível mostro.
A perseguição é sonorizada por The Old Missourians - Stopping the Traffic.
Koko agarra a língua da monstra e a vira do avesso. Todos dançam em comemoração da boa notícia.


Animado por Roland Crandall que conclui a obra sozinho em 6 meses de trabalho.



Surrealismo em movimento + Jazz ;)


Postado por Andressa Yamashita
Fundadora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos TV.

Nenhum comentário: