7.9.11

Falando de História (Marcha Soldado - Humberto Avelar)


Marcha soldado cabeça de papel... Quem nunca brincou com um chapeuzinho de jornal ouvindo essa música pode dizer que não teve infância.... Mas o que há por trás desta antiga cantiga de roda?

Em 07 de Setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Isso quer dizer que deixamos de ser colônia de Portugal, assumindo um governo próprio e autonomia comercial.

Mas a independência do Brasil não foi resultado do que aconteceu num único dia. Quando Napoleão Bonaparte, que governava a França, por questões econômicas invadiu Portugal (1807), o príncipe D. João, a família real e os nobres portugueses fugiram para o Rio de Janeiro, protegidos por uma esquadra inglesa.
Com certeza essa ajuda não desinteressada. A Inglaterra, proibida de comerciar com outras nações, precisavam desesperadamente de parceiros comerciais. Em troca do favor, D. João decretou a abertura dos portos, autorizando que os comerciantes ingleses vendessem seus produtos diretamente para o Brasil. O pacto colonial chegava ao fim e, assim, iniciava-se o processo de independência do Brasil.

A Revolução Liberal do Porto (1820) eclodiu em Portugal, com liderança da burguesia, e determinou que seu rei, D. João VI, que se encontrava no Brasil, teria agora de obedecer a uma Constituição. D. João VI foi obrigado a voltar a Lisboa, deixando o governo do Brasil nas mãos de seu filho, o príncipe D. Pedro.
A burguesia portuguesa tinha chegado ao poder e preparava a recolonização. No Brasil, o partido brasileiro estimulou D.Pedro a assumir o papel de “líder” da Independência. O príncipe estava numa viagem de Santos para São Paulo quando proclamou o grito do Ipiranga (Independência ou Morte!), em 07 de Setembro de 1822. Em Outubro, D. Pedro foi aclamado e, em Dezembro, coroado como o Imperador D. Pedro I. Um governante que não tinha sido eleito pelo povo...

Essa data, comemorada até hoje em desfiles e mostras culturais, foi também homenageada na música infantil marcha soldado, que faz referência aos chapeuzinhos de soldado que as crianças usavam nos desfiles de 07 de Setembro. Assim como outras brincadeiras cantadas que também podem ser consideradas parte do nosso folclore, marcha soldado apresenta uma contribuição importante para o processo educativo, situando a criança dentro de um contexto histórico, despertando seu interesse por manifestações culturais, e ainda desenvolvendo sua criatividade e imaginação.

O diretor Humberto Avelar não economizou criatividade e imaginação quando, através da produtora MultiRio e com o apoio da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, desenvolveu o curta animado da série Cantigas de Roda: Marcha Soldado. A animação nos mostra um menininho todo fofo e altivo que seguia uma parada militar quando bateu a cabeça e começou a sonhar com a historinha da música. Um desfecho heroico se sucede quando o pequeno salva a bandeira nacional de um terrível incêndio.
De acordo com o diretor, a inspiração para o curta promovido por um programa pedagógico da MultiRio veio dos filmes e animações nacionalistas dos Estados Unidos, que sempre dão um jeito de mostrar a sua gloriosa bandeira em meio a qualquer situação. Por que não mostrar também um pouco da história do nosso próprio país, não é mesmo?

Um pouco sobre Humberto Avelar
Humberto Avelar é Diretor de Cinema de animação e TV. Formou-se em Comunicação Social com especialização em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e iniciou sua carreira como animador de filmes publicitários. Trabalhou para TV Globo produzindo storyboards, artes e animações para programas e vinhetas. Realizou em paralelo desenhos para publicações infantis, charges e quadrinhos e foi professor de animação na UFRJ.

Trabalhando como Diretor de animação na produtora MultiRio, empresa de multimeios da Prefeitura do Rio, Humberto dirigiu filmes de animação para cinema e TV, séries, aberturas e campanhas. Seus filmes de animação da série Juro que vi: O Curupira, O Boto e Matinta Perera, e da série Cantigas de roda: Seu Lobo e Marcha Soldado vêm sendo premiados em festivais de cinema dentro e fora do Brasil, com destaque para o Prix Jeneusse Iberoamericano, o Japan Prize e para os Festivais de Recife, Maranhão, Bahia e Animamundi. Esses trabalhos obtiveram o selo de altamente recomendáveis para crianças e adolescentes conferido pelo Ministério da Justiça e receberam menção especial da UNICEF.

Atualmente, Humberto trabalha como diretor na série Sítio do Pica Pau Amarelo, em desenvolvimento pela TV Globo em parceria com a produtora Mixer (estúdio que desenvolveu Escola Pra Cachorro), com previsão de estreia para o início de 2012.

Um pouco sobre a MultiRio
A MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios, é ligada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e desenvolve, desde 1993, produtos de mídia educativo-culturais dirigidos ao professor, ao aluno, à família e à sociedade. Chega ao seu público através de cada mídia – TV, web ou material impresso – ou da integração de várias delas em projetos multimídia, propiciando a construção do conhecimento de forma mais eficaz e abrangente.

Por meio de seus produtos e canais de comunicação, a empresa promove a democratização da informação, a atualização dos profissionais da Educação, a aproximação e a integração social e o acesso da população aos bens culturais da Cidade,estabelecendo um diálogo contínuo e permanente com educadores, alunos e sociedade,na construção coletiva do conhecimento e da cidadania.

Também sempre atenta aos avanços tecnológicos, a MultiRio pesquisa novas linguagens e novos formatos em vídeos, animações, impressos e nas mídias digitais e interativas, no intuito de estreitar a comunicação com crianças, jovens, educadores e com toda a sociedade e, por conseguinte, trabalhar de forma mais eficaz por uma educação de qualidade para a Cidade do Rio de Janeiro.

Entre as séries televisivas que a Empresa produz desde a sua criação, há um vasto material dirigido à criança e ao adolescente, que envolve de conteúdos específicos relacionados ao currículo escolar a releituras de lendas brasileiras produzidas em animação com a participação de alunos da rede pública.

O filme:





Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Nenhum comentário: