13.2.12

Curiosidades + Making Of + Trilha Sonora de "The Girl with the Dragon Tattoo" em cartaz nos cinemas (2011)

Trent Reznor, David Fincher, Karen O, Led Zeppelin e o estúdio Blur se reúnem para a criação da sequência inicial do filme desenvolvida em animação digital 3D. Contém spoilers.


Lançado no Brasil com o título de "Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", o filme é baseado no primeiro romance da trilogia literária do escritor sueco Stieg Larsson. Ele foi um influente jornalista e ativista político que denunciou organizações neofascistas, racistas e misóginas. Quando tinha apenas 15 anos, testemunhou o estupro de uma jovem, cujo o nome era Lisbeth - como a heroína de seus livros.

A primeira adaptação da trilogia para os cinemas foi feita em 2009 numa produção sueca. Em dezembro de 2011 foi lançada esta versão norte americana dirigida por David Fincher (Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, Seven), estrelado por Daniel Craig (o atual 007) como "Mikael Blomkvist" e Rooney Mara como "Lisbeth Salander" que merecidamente está concorrendo ao Oscar pela interpretação.

A sequência de abertura parece um videoclipe e contém simbolismos integrantes da trama dos três volumes da série:  "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", "A Menina que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar". O vídeo possui referências de H.R. Giger's que trabalhou no conceito artístico de Alien também dirigido por Fincher em 1992.


Queria fazer uma espécie de vazamento do subconsciente da Salander. Como seria seu pesadelo? Precisávamos mostrar sua conexão (psicológica) com a tecnologia.
David Fincher 


Tim Miller, diretor criativo do projeto fala um pouco do conceito da peça:

"A vespa que sai de seus olhos, a fênix e o dragão são referentes as tatuagem de Lisbeth. As flores, foram criadas para representar o ciclo da vida e da morte. A cada ano, Henrik Vanger recebia um quadro com flores secas em seu aniversário. Há outro momento em que Blomkvist está sendo estrangulado por tiras de jornais. David Fincher queria representar que Mikael está tentando falar a verdade mas está sendo sufocado. Há uma mulher que é espancada e seu rosto se desfaz. Isso representa a mãe de Lisbeth sendo abusada pelo pai. Um homem é queimado como o pai de Lisbeth. As vinhetas não são apenas deste filme, eles são de todos os três. Queríamos contar a história da trilogia nestes dois minutos e meio. "


A música é uma regravação de "Immigrant Song" do Led Zeppelin de 1970. Ela é resultado da colaboração de Trent Reznor do Nine Inch Nails, da Karen O do Yeah Yeah Yeahs e de Atticus Ross.

David Fincher comenta sobre a escolha da música:

"Eu estava dirigindo no Norte da Suécia (a locação do filme) em uma van e estava ouvindo minha coleção do Zeppelin, e pensei, esta pode ser realmente boa ou realmente ruim. E eu liguei para Trent Reznor. Depois que ele parou de rir, ele disse, "Deixe-me tentar." Não havia nenhuma dúvida de que nós queríamos fazer isso com uma voz feminina. Não havia nenhuma dúvida que nós queríamos que ela virasse o grito de batalha de Lisbeth."

Saiba mais sobre a trilha sonora mais abaixo.


O vídeo foi criado no estúdio Blur. Assista ao Making Of:


Contact Sheet:


Vídeo sobre a trilha sonora do filme (com Trent Reznor)


Trailer do filme:



Publicado por Andressa Yamashita
Fundadora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV

Nenhum comentário: