24.2.12

"O Grito" de Edvard Munch e Sebastian Cosor + Galeria de Pinturas (1893-2012)

Conseguem enxergar a similaridade entre a obra ”O Grito”, animação em 3D e Pink Floyd?
O artista Sebastian Cosor conseguiu e transformou a clássica obra “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, em um filme 3D com texturas sensacionais. Como trilha sonora para o curta, Cosor usou uma música da banda Pink Floyd. 

A combinação da música com a animação foi certeira. Este quadro já inspirou diversos artistas no mundo, mas a ideia de fazer uma animação a partir dessa imagem é pioneira. Para entender melhor, farei uma breve explicação sobre o autor da obra que inspirou Cosor.

O Grito, de 1893 por Edvard Munch.

A obra original apresenta a imagem de um ser andrógeno em um momento de angústia e desespero. O cenário da pintura é uma famosa ponte em Oslo, Noruega. No entanto, a inspiração para Munch produzir o quadro veio de sua própria vida pessoal. Quando criança presenciou a morte de sua mãe e de sua irmã, que por sua vez, ficou com seu pai, homem controlador. Após alguns anos, Munch reagiu às exigências impostas por seu pai e passou a integrar a cena artística de Oslo. Embora, ao invés de paz em sua vida, Munch arranjou diversas confusões se envolvendo com uma mulher casada e sua irmã Laura, qual já havia sinais de problemas psicológicos, foi diagnosticada com doença bipolar e internada em um hospital psiquiátrico. A partir de todas essas tragédias e desavenças em sua vida, Munch começou a escrever em seu diário tudo que sentia, sendo que essas palavras expressam sua alma naquele momento:

“Passeava com dois amigos ao pôr do sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da natureza”.
Edvard Munch, 1893


Essas anotações podem ter sido a grande inspiração para seu quadro de características expressionistas. Já a inspiração para a criação de Cosor foi regada de muita criatividade. Além de utilizar a imagem de um quadro que transparece profunda angústia e desespero, a sacada de Cosor incluir Pink Floyd na animação foi uma escolha certeira, e apesar de tudo, animada.



E não parou por aí, pois, ainda foi lançada uma versão natalina:



Publicado por Diana Falcão
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV


Nenhum comentário: