28.3.11

Chernokids (2011)


Animação instigante e polêmica inspirada em uma das piores tragédias nucleares da história, o acidente da Usina de Chernobyl.



Chernokids é um curta em 3D, que retrata a vida de crianças órfãs deformadas devido as radiações causadas pelo acidente. Vivendo em uma espécie de orfanato abandonado, elas contam em um vídeo caseiro um pouco de suas vidas, sempre justificando suas mutações graças a sua “mãe” com naturalidade e inocência, associando-a com uma imagem ilustrativa dentro da própria Usina de Chernobyl.

O curta recria este trágico momento de uma forma inusitada, humanizando o lado dos que sofreram neste acidente que tirou a vida de muitas pessoas, que até hoje não existe um dado concreto da estimativa de mortos. O filme foi realizado pelos alunos Marion Petegnief, Matthieu Bernadat, Nils Boussuge, Florence Ciuccoliand e Clément Deltour de 2011 da escola francesa Supinfocom.

A história do acidente

O acidente aconteceu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear Chernobil, na Ucrânia, produzindo uma nuvem radioativa que atingiu toda a URSS, Europa Oriental, Reino Unido e Escandinávia. Grandes áreas foram contaminadas principalmente na Ucrânia e em Bielorrússia (Belarus), o que levou no reassentamento e na evacuação de estimadamente 200 mil pessoas. Bielorrússia foi a mais atingida, pois cerca de 60% de radioatividade caiu em suas terras.


Fotografia real das crianças que nasceram vítimas da radiação
Uma das conseqüências da tragédia na cidade fantasma foi o aumento progressivo de doenças, em particular em crianças, incluindo os fetos que estavam intra-útero na época do acidente.


Recentemente o Japão tem vivido uma situação semelhante, tentando desesperadamente contornar a situação na usina atômica de Fukushima, devido o tremor e tsunami causado no dia 11 de março.


Postado por Anderson Salvador

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS





Um comentário:

Saruel Lover disse...

GENIAL!
O blog de vocês me faz ficar com sono no trabalho todos os dias!!! hahahahaha
Não me canso de ver as animações. Tá virando rotina ver umas 15 antes de dormir!!!