12.6.12

Inspiração - O mundo fascinante da Arborescultura

O homem sempre desejou ter controle absoluto sobre a natureza sem mesmo perceber que fazia parte dela. Inevitavelmente temos sentido as consequências do design irresponsável e a sustentabilidade está em pauta. Estamos vivendo uma nova era onde designers estão buscando uma simbiose com o meio ambiente. 


Árvore-Humana, escultura lúdica da Pooktre





O uso da madeira é conhecido desde os primórdios da humanidade mas a Arborescultura se diferencia do uso comum pois é uma técnica de escultura feita em troncos de árvores vivas.

Trabalho do sueco Axel Erlandson em sua exposição"Tree Circus" na década de 40



A arborescultura não acontece da noite para o dia. São necessários alguns anos ou décadas até que seu projeto se torne realidade. As técnicas utilizadas para a arborescultura são a poda, a dobra, a enxertia e o plantio múltiplo que acompanham o crescimento da árvore.


O desejo de brincar com as formas estruturais das árvores já era demonstrada em uma pintura medieval de Jean Perreal, onde ele idealizava um trono "vivo" em seu quadro "O Alquimista falando com a Natureza" de 1516. 


Em 1903, o naturalista John Krubsack deu início ao seu projeto de cadeira viva que só ficou pronto 11 anos depois, em 1914. E o resultado você pode ver acima.


Poltrona atual feita pelos artesãos Peter Cook (na foto) e Becky Northey da Pooktre






Na década de 20, o sueco Axel Erlandson começou a fazer experiências com as árvores de seu terreno criando uma coleção inspiradora com mais de 50 árvores ornamentais. Ele é um dos ícones na técnica da arborescultura. 

Veja mais de seus trabalhos, a seguir. Note que muitas de suas árvores continuam vivas e abertas para visitação em um parque na Califórnia.


























































































Os primeiros experimentos com arborescultura possibilitaram a criação do design vivo que tem sido foco de pesquisas atualmente.

A empresa TreeNovation faz uma série de suportes legais criados a partir da arborescultura.




























Esse triciclo feito de bambu com arborescultura foi denominado Ajiro e foi criado pelo designer australiano Alexander Vittuouris. Alimentado por um condutor e um sistema de armazenamento de energia, Ajiro oferece abrigo e possui uma poltrona reclinável coberta de tecido de bambu.




































Em colaboração com especialistas do M.I.T.Richard Reames, um designer especializado na arborescultura, está desenvolvendo uma casa auto-sustentável conhecida como Fab Tree Hab que mistura a arborescutura com tecnologia computadorizada.






















Gostou da técnica ou achou que é pura tortura vegetal?

Publicado por Deoos TV
Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV







Nenhum comentário: