12.7.12

O fantástico cinema de George Méliès (1861 — 1938)

Pensando na exposição sobre George Méliès, que começou no dia 4 de julho, no (MIS), Deoos decidiu homenagear o grande Mágico do Cinema.



Marie Georges Jean Méliès não se tornou um grande  ilusionista por acaso, pois em sua trajetória estão mais de 500 filmes, sendo o responsável pora construir o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Além disso, foi um dos pioneiros do cinema, pois utilizava revolucionários efeitos fotográficos criando contextos fantásticos. Destacou-se também por ser o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas.




Entre os anos de 1896 e 1912, Méliès foi diretor teatral, cenógrafo, ator, produtor, ilusionista e proprietário do Théatre Robert-Houdin, qual havia pertencido ao famoso ilusionista Jean-Eugène Robert-Houdin. 


Os inovadores efeitos de seus filmes eram realizados no set ou na câmera, com truques de filmagem, tais como filmar quadro a quadro, filmar o negativo duas vezes, com o objetivo de ter duas imagens no mesmo negativo. Todas essas operações, na época, davam muito trabalho, mas os resultados eram incríveis. Atualmente, essa técnica é conhecida como fade-in e fade-out


 Cena de um dos mais famosos filmes do cineasta: Viagem à Lua.


O curioso é que a ideia de uma filmagem tão revolucionária, nasceu de um acaso. Um dia sua câmera parou de repente, mas os movimentos da filmagem não pararam de se mover. Quando Méliès voltou a filmar, a ação feita na filmagem era diferente da ação que ele estava filmando. Com esta "trucagem" ele nomeou o efeito de stop-action.


Aprecie alguns dos mais notáveis filmes criados pelo grande ilusionista do cinema.




A Nightmare (1896)

 

The Astronomer's Dream (1898) 



 The Trip to the Moon (1902)



 The Monster (1903)



Publicado por Diana Falcão / Colaboradora Deoos TV
Diana é uma jornalista apaixonada por artes em geral. Não sabe desenhar e, muito menos, criar. Mas adora escrever sobre elas.
Encontre-a no facebook, no twitter e fale com ela pelo email:diana_fm_88@hotmail.com 


Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV

Nenhum comentário: