2.2.11

Tool - Prison Sex (1995)










Videoclipe em stop motion da banda norteamericana de metal progressivo, Tool, conhecida por letras cheias de simbologia e vídeos sombrios e reflexivos de alta qualidade.


Adam Jones e a escultura  (veja detalhes abaixo)
 A direção é de Adam Jones, o guitarrista da banda, que também trabalha com direção de arte e animação, ele foi um dos responsáveis por Jurassic Park (1993). Atualmente Adam continua trabalhando com artes gráficas e lançará em breve um HQ.


O vídeo foi nomeado na categoria de Melhores Efeitos Especiais no MTV Music Awards mas foi censurado na programação devido ao conteúdo perturbador que trata sobre abuso sexual infantil e o círculo de vícios e perversões que o trauma causa em suas vítimas.


A maneira como o drama é mostrado no videoclipe é muito simbólica e intensa e tecnicamente falando, possui referências com o trabalho dos grandes animadores irmãos Quay.



Assista ao videoclipe:





O protagonista é um boneco branco, pequeno, indefeso, uma efígie de criança, que é mantida em cárcere por um humanóide negro que além de ser maior, possui uma pele brilhante de látex (SM) e membros extremamente longos com mãos que parecem garras se esforçando para alcançar e possuir.

O boneco  tem suas pernas removidas, impossibilitando a fuga de sua servidão. A cada contato que mantém com seu abusador, o pequeno se desliga do mundo e na catatonia aceita sua condição. Sua pernas amputadas se debatem, mas nada podem mudar.

Em seu cativeiro, as paredes são repletas de gavetas que servem de prisão para criaturas menores que ele controla quando está só. Dessa forma, perpetua a perversão que sofre.

"Do unto others, what has been done to me. Do unto others, what has been done to you?"

"Não faça aos outros, o que tem sido feito para mim. Não faça aos outros, o que foi feito para você?"


"O ápice do delírio causado pela situação traumática na qual o abusador em sua tela mental esconde o fato anterior momentaneamente ao praticar o ato sofrido ou vivido, deixando de ser vitima e passando a ser o algoz, delineando uma trajetória cíclica."

Trecho do texto de Rosevel Rodrigues, especialista em psicologia e sexualidade, leia o texto na íntegra


No final, o humanóide fecha uma de suas gavetas revelando que ela é o cenário da prisão e que abusador também vive em uma saleta coberta de divisões. Esta saleta possivelmente é apenas mais um compartimento de controle de outrem.

"Thought I could break the circle if I slipped right into your skin
So sweet was your surrender, we have become one
I have become my terror and you my precious lamb and martyr"


"Pensei que eu poderia quebrar o círculo se eu entrasse em sua pele
Tão doce era a sua rendição, tornamo-nos um
Eu me tornei o meu terror e você meu precioso cordeiro e mártir"


Confira a seguir stills do vídeo e mais trabalhos de Adam Jones:













Adam Jones Fantástico


Alex Grey, artista plástico e Adam Jones
Adam trabalhando em Jurassic Park e em outro vídeo do Tool, Schism


Conheça mais sobre a banda aqui. Conheça mais sobre Alex Grey aqui.


Postado por Andressa Yamashita


Curta nosso FACEBOOK e siga nos no TWITTER  e assista animações diárias aqui no Deoos Anima.


.

Nenhum comentário: