3.2.11

Little Rabbit Kuang Kuang (2011) Censurada pelo Governo Chinês

Animação de protesto que foi censurada pelo governo chinês por expôr o descaso, o abuso e a corrupção do poder com a população.

A animação foi criada em comemoração ao novo ano chinês, hoje (03/02/11), transição do ano do Tigre para o ano do Coelho, e promove a idéia de resistência. O governo tem feito o possível para que ninguém dentro do país consiga acessar o vídeo.


哐哐哐之新年贺卡 小兔乖乖 (legendado em inglês)

 




As cenas são referências explícitas de acontecimentos reais que todo espectador chinês imediatamente se sente familiarizado. Para ajudar o entendimento dos brasileiros segue a lista:

Leite envenenado - caso que ocorreu em 2008, quando mais de 6.000 bebês ficaram doentes, três morreram e 150 sofreram de insuficiência renal grave depois de beber leite em pó que havia sido deliberadamente contaminado com melamina, uma substância tóxica usada em plásticos
Não existe controle de qualidade nas indústrias e estas apenas se interessam pelo lucro obtido a qualquer preço. O governo que sim, participou da distribuição deste leite para a população, se "defendeu" alegando que já houve outros escândalos alimentares. (?!)

Casas demolidas - funcionários comunistas confiscam as terras de camponeses sem razões maiores, e o lucro das vendas vai para o desenvolvimento privado. dezenas de milhares de protestos na China a cada ano contra a ação, mas ela é provocada pelo próprio governo...

Assassinato de Qian Yunhui - morte do chefe da aldeia, Qian Yunhui na China esmagado até a morte por um caminhão de construção. Ele foi morto por funcionários para silenciar a sua campanha de seis anos para proteger as vilas dos companheiros. Oficiais do governo tinham desviados 146 hectares de terras da aldeia. Uma testemunha ocular afirmou que o líder da aldeia foi forçado por cinco homens vestindo uniformes de segurança, enquanto um caminhão dirigiu lentamente por cima de seu pescoço.

Incêndio
em Karamayocorreu em1994 em um teatro com 1000 crianças e professores em Karamay. Durante o incêndio, os alunos e professores foram obrigados a permanecer sentados para permitir que funcionários do Partido Comunista saissem em primeiro lugar. O fogo resultou em 325 mortes, 288 das quais eram crianças em idade escolar


E a lista continua: controle de informações, ditadura comportamental, semi-escravidão.

Rebelar-se é preciso.


" O ano do coelho chegou. Até coelhos mordem quando provocados."


Cenas extraídas da animação:












Espalhe a idéia!  Use os botões de compartilhamento abaixo.


Postado por Andressa Yamashita

Curta nosso FACEBOOK e siga nos no TWITTER  e assista as animações diárias do Deoos Anima.

.

Nenhum comentário: