A partir de orgãos isolados, um homem chega à conclusão lógica de seu desenvolvimento, mas junto com esta ele encontra a incapacidade de ser.
Jan Svankmajer é um visionário e provocador cineasta checo que é conhecido por seu trabalho em animação. Jan costuma animar objetos comuns do cotidiano e também massinha. A trilha sonora de seus filmes é caracterizada por ênfase em exagerados efeitos sonoros.
Até 1980, ele era praticamente desconhecido no Ocidente. Svankmajer sofreu vários atos de censura pelas autoridades comunistas da europa oriental.
Deus da animação |
Svankmajer tem 6 longas em seu currículo, entre eles Alice (1988) - uma versão desconcertante do livro de Lewis Caroll, e Fausto (1994) - que trata o livro de Goethe com liberdade interpretativa. Ambos misturam live-action com stop-motion. São 27 curtas metragens realizados até agora.
O trabalho de Svankmajer provoca grande admiração e influência entre muitos artistas aclamados como Tim Burton, Terry Gilliam e os Irmãos Quay.
A tradução do título da obra que verás a seguir é "Escuridão / Luz / Escuridão" e foi feita em stop motion de massinha (claymation).
Confira cenas dessa magnífica obra:
Pôster de divulgação de Alice (1988) criado por Eva Svankmajer - artista plástica surrealista e esposa de Jan |
Conheça mais sobre o genial Svankmajer aqui.
Postado por Andressa Yamashita
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário