22.2.11

Jan Svankmajer - Tma/Svetlo/Tma (1989)










A partir de orgãos isolados, um homem chega à conclusão lógica de seu desenvolvimento, mas junto com esta ele encontra a incapacidade de ser.


Jan Svankmajer é um visionário e provocador cineasta checo que é conhecido por seu trabalho em animação. Jan costuma animar objetos comuns do cotidiano e também massinha. A trilha sonora de seus filmes é caracterizada por ênfase em exagerados efeitos sonoros.


Até 1980, ele era praticamente desconhecido no Ocidente. Svankmajer sofreu vários atos de censura pelas autoridades comunistas da europa oriental.

Deus da animação

Svankmajer tem 6 longas em seu currículo, entre eles Alice (1988) - uma versão desconcertante do livro de Lewis Caroll, e Fausto (1994) - que trata o livro de Goethe com liberdade interpretativa. Ambos misturam live-action com stop-motion. São 27 curtas metragens realizados até agora.

O trabalho de Svankmajer provoca grande admiração e influência entre muitos artistas aclamados como Tim Burton, Terry Gilliam e os Irmãos Quay.

A tradução do título da obra que verás a seguir é "Escuridão / Luz / Escuridão" e foi feita em stop motion de massinha (claymation).





Confira cenas dessa magnífica obra:















Pôster de divulgação de Alice (1988) criado por Eva Svankmajer - artista plástica surrealista e esposa de Jan

Conheça mais sobre o genial Svankmajer aqui.

Postado por Andressa Yamashita

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos Anima.


.

Nenhum comentário: