31.8.11

O animado mundo das séries brasileiras: Meu AmigãoZão (2010)

Todo discípulo de Deoos que se preze acompanha os posts diariamente, e pôde conferir em primeira mão a entrevista com o diretor de animação Chico Bela, na última quarta-feira, dia 24/08. Nela, além de questões técnicas, Chico fala sobre o aquecimento do mercado brasileiro de animação, e sobre as séries produzidas aqui que estão fazendo o maior sucesso em todo o mundo. Para que ninguém fique de fora do que está rolando, nós do Deoos TV prometemos a você, caro leitor, postar uma por uma aqui. E para abrir com chave de ouro a sequência das séries mais animadas do Brasil, nosso convidado de hoje é: Meu AmigãoZão.

A série desenvolvida em coprodução Brasil-Canadá é, além de fofa, divertida e educativa, e já ganhou milhares de fãs no mundo inteiro. É indicada para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 6 anos, por tratar de temas como a valorização da amizade, a imaginação, a conciliação de pequenas diferenças e os desafios do crescimento. Os pequenos Yuri, Matt e Lili, de apenas 4 e 5 aninhos, contam com a ajuda de seus amigãozões, Golias, um elefante azul, Nessa, uma girafinha cor de rosa e Bongo, o canguru mais animado da galera, para encarar as questões do universo infantil, que são resolvidas através de brincadeiras, sempre com muito bom humor.

E não é a toa que todo mundo adora essa turminha: Meu AmigãoZão foi produzida com o respaldo de especialistas em programação infantil, como da consultora de televisão Beth Carmona, responsável por séries como Mundo da Lua e Castelo Rá Tim Bum, na TV Cultura, e Um Menino Muito Maluquinho, na TVE/TV Brasil. Nascida no estúdio 2D Lab, a série foi idealizada pelo diretor Andrés Lieban e por Claudia Koogan Breitman, hoje supervisora do roteiro, e já recebeu os prêmios “Prix Jeuness Ibero America” e “1st Place- Global Licensing Challenge” no Mip Jr, em Cannes, tendo hoje seu espaço reservado na Discovery Kids, todos os dias às 12:30h, e na TV Brasil, terças e quintas às 15:00h, e domingos às 10:45h.

Coprodução Brasil-Canadá

O projeto de Meu Amigãozão está em criação na 2D Lab desde 2005 e entrou em produção em 2009. Atualmente, 80 profissionais, sob a supervisão de Andrés Lieban, trabalham no estúdio no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, para desenvolver todas as etapas de animação: storyboard, animação, arte, construção de cenários etc. Como o Brasil ainda não tem uma indústria de animação consolidada, a 2D Lab capacitou novos profissionais nas técnicas mais avançadas de desenho animado. A dublagem em português e a versão brasileira da música tema também acontecem no Brasil.

O modelo de coprodução da série utiliza as melhores qualidades das duas empresas envolvidas. Os roteiros foram escritos, de forma integrada, no Canadá e no Brasil. Os dois países trabalharam juntos todas as idéias, com supervisão, no Brasil, de Claudia Koogan Breitman e, no Canadá, de Clive Endersby. “A troca foi superimportante”, afirma Claudia Koogan Breitman. “Aprendemos muito e conseguimos que a essência original da série permanecesse fiel em todos os roteiros. Apostamos nos nossos personagens, no que eles têm a dizer. Como o mundo que originalmente criamos é muito nosso, ele vai naturalmente ser reconhecido pelas crianças Brasileiras”.

2D Lab

Empregando atualmente mais de cem profissionais, a 2D Lab; dos sócios Andrés Lieban, André Breitman e Cláudia Breitman; é um dos maiores estúdios de animação em atividade no Brasil.

Fundada em 1998, em Porto Alegre, com o nome de Laboratório de Desenhos, a 2D Lab começou prestando serviços para agências de publicidades locais e depois de todo Brasil. Aberta à incorporação de diferentes estilos, materiais e ferramentas, a empresa é pioneira no uso de animação em Flash e Toonboom. Em 2003, produziu com a editora Delta, de André e Claudia Koogan Breitman, “Aquarela”, animação inspirada em na canção de Toquinho, que ganhou o “Liv Ullmann Peace Award” no Chicago International Children’s Film Festival, integrou o “winners circle” no BAM Festival em Nova York e tornou-se um e-mail viral muito popular.

Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro e uniu-se com o grupo editorial Delta, que trouxe sua experiência de mais de 70 anos editando livros educativos e de referência.

Atualmente, a 2D Lab é um estúdio de animação que produz duas séries visando o mercado brasileiro e internacional: Meu AmigãoZão e o Quarto de Jobi (série para o público infantil entre 8 e 12 anos, exibida na TV Brasil, TV RáTimBum e TV Cultura).

Breakthrough Entertainment Inc

Com base em Toronto, a Breakthrough Entertainment Inc é uma das maiores companhias de distribuição televisiva do Canadá, e já licenciou programas a grandes redes em mais de 200 territórios. Com um acervo composto por mais de 2.100 meias-horas de programação, a empresa opera com distribuições, pré-vendas globais, co-produções e aquisições de terceiros.



O Mundo do Meu AmigãoZão

Com o apoio do Ministérios da Cultura, o Mundo do Meu AmigãoZão é um parque temático que proporciona uma verdadeira viagem por dentro do desenho animado, passeando pelos ambientes da série, onde as crianças são estimuladas a participar de atividades em grupo.

O roteiro inclui aulas sobre segurança no trânsito, atividades físicas, desenho, pintura e um quebra-cabeça gigante, além de outras brincadeiras, como a atuação na abertura da série em que as crianças serão as estrelas e gravarão uma participação exclusiva junto com Yuri, Golias, Lili, Nessa, Matt e Bongo.

Depois, ainda poderão fazer download do vídeo pela internet e guardar essa recordação única para sempre!
Tudo isso sob a supervisão de uma equipe de monitores especialmente treinados e que sabem tudo sobre o Mundo do Meu AmigãoZão.

O evento, que já passou pelas cidades de Florianópolis, Alphaville, Porto Alegre e Brasília, está acontecendo agora em Campinas, no Shopping Center Iguatemi, desde o dia 24 de Agosto, e vai até dia 04 de Setembro. As próximas cidades são: Rio de Janeiro, São Carlos e São Paulo.

Para conferir a programação, acesse o site oficial

Concluindo...

A série Meu AmigãoZão foi um passo importante para o desenvolvimento da indústria de animação brasileira e, junto com outras séries de sucesso, vem consolidando o mercado de desenho animado para o público de idade pré-escolar, demonstrando, diferente do que vemos por aí, uma grande preocupação com o conteúdo passado para as crianças.

Meu AmigãoZão respeita a forma de pensar, agir e brincar das crianças, e valoriza o seu lado humano colocando em sua bagagem as experiências que os personagens passam e superam. E nós, brasileiros, podemos nos orgulhar, porque é nossa!

Ficha Técnica: Meu AmigãoZão (My Big Big Friend)

- Temporada de 52 Episódios de 11 minutos
- Para meninos e meninas de 2 a 6 anos
- Coprodução 2D Lab (Brasil) – Breakthrough (Canadá)
- Produtores executivos: André K Breitman (2DLab); Ira Levy e Peter Williamson (Breakthrough)
- Direção: Andrés Lieban
- Supervisão de roteiros: Clive Endersby e Claudia Koogan Breitman
- Design: 2D Lab
- Storyboard: 2D Lab
- Animação: 2D Lab
- Clean up: 2D Lab
- Pós-produção: Breakthrough


E agora vocês ficam com o episódio Castelo nas Nuvens, onde as crianças e os amigãozões, com medo de descer do brinquedo mais alto do parque, imaginam que estão no alto de um arco íris. Eles lembram que, na base, deve haver um pote de ouro que pode realizar seus desejos, mas, para alcançá-lo, é preciso descer do arco íris o que fazem juntos, ajudando uns aos outros.



Prévias de outros episódios podem ser vistos com exclusividade no site oficial da TV Brasil: (clique aqui)


Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

Nenhum comentário: