21.9.11

J. Marcio Nicolosi - Carreira e palestra ao Núcleo Paulistano de Animação (24/09/11)


(José) Marcio Nicolosi, nasceu em São Paulo-SP em 06 de novembro de 1958. Incentivado pelo pai (1º desenhista que conheceu) publicou seus desenhos em 1963, aos 5 anos, na Folhinha de São Paulo, suplemento infantil da Folha comandado pela “Tia Lenita” (Lenita Miranda de Figueiredo).

Mais tarde em 1974, aos 16 anos, viria a ilustrar esse mesmo suplemento já como funcionário dos Estúdios de Maurício de Sousa onde permaneceu até 1984 ilustrando e fazendo quadrinhos da Turma da Mônica, Pelezinho , Penadinho e tantos outros. Nessa época conheceu o grande ilustrador e quadrinhista luso-brasileiro Jayme Cortez, então diretor de arte do estúdio, que teve profunda influência em sua carreira mostrando novos caminhos e incentivando-o a experimentá-los. Foi assim que participou em 1978 do 2º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos, onde recebeu seu primeiro prêmio como autor de quadrinhos com a história : “2º Domingo de Maio”.

Ainda sob incentivo de Cortez, um mestre das HQs de Terror, produziu 16 ilustrações para “O Livro Negro de São Cipriano”. Publicação inédita mas que teve os originais expostos na galeria de arte do Senac-SP. Muitos profissionais visitavam os estúdios de Maurício, eram amigos comuns dele e do próprio Cortez, gente ilustre como: Álvaro de Moya, Reinaldo de Oliveira, Will Eisner, Joe Kubert, Moebius, Salinas, Brescia, Le Blanc entre outros.

Era muito estimulante ouvir e vê-los de perto afinal, eram a história viva dos quadrinhos nacional e internacional . Alguns deles, incluindo o próprio Cortez, inspirariam futuros personagens de Fetichast. Em 1977 trocou definitivamente um curso de Física na USP pelos Quadrinhos, Ilustração e Animação. No início dos anos oitenta, o estúdio MSP começou a produzir desenhos animados, trabalhou então como layoutman dos dois primeiros longas metragens. Foi onde começou a tomar contato com o mundo da animação brasileira.

Em 1984, Nicolosi parte para uma carreira de animador freelancer e até o início dos anos noventa animou centenas de comerciais de TV para conceituadas produtoras de São Paulo,mas sua maior produção se concentrou em duas delas: a de Daniel Messias e de Luís Briquet. Campanhas com animações de personagens de grande apelo popular como: Bond Boca, Frango Sadia, Turma do Charlie Brown e Snoopy, Pernalonga, Pantera cor-de-rosa, o Mexicano, Freud, Ermitão, Mágico, Político, da Série Tostines (Vende mais porque é fresquinho...) e muitos mais.




Animação: J. Márcio Nicolosi
Produtora: Briquet Filmes




Animação: J. Márcio Nicolosi
Produtora: Briquet Filmes




Animação: J. Márcio Nicolosi
Produtora: Daniel Messias Cinema de Animação




Animação: J. Márcio Nicolosi
Produtora: Briquet Filmes

Em 1990, pensando contribuir para ampliar o mercado de trabalho no Brasil, deixa o tradicional e restrito mercado publicitário e volta aos Estúdios de Maurício de Sousa para criar séries de animação para vídeo (os Vídeos-gibis) da turma da Mônica e Chico Bento patrocinados pela Publifolha , a ideia básica era fazer com os desenhos animados o que já era feito com os quadrinhos ou seja, produzi-los como indútria.

Apesar do grande desafio, nunca abandonou de vez os quadrinhos e enquanto planejava e animava os filmes, produziu nas horas disponíveis as 96 páginas da 1ª Novela Gráfica: “Fetichast - Províncias do Desejo”. Uma alegoria de um país fictício videotizado. Esta fábula moderna faz uma crítica severa à nossa programação de TV e à perda dos valores familiares numa sociedade muito próxima da nossa. Lançada em 1991 pela Nova Sampa, recebeu o prêmio HQ-MIX daquele ano. Ainda em 91, participa da I Bienal Internacional de Quadrinhos, realizada no Rio de Janeiro.

Em 1995 começa a publicar na revista Heróis do Futuro, “Flip Book Stories” uma série em quadrinhos sobre Animação e seus princípios básicos. Ilustrou cartazes e libretos para peças de teatro infantil: “Guaiú, a ópera das formigas” e “Chimbirins Chimbirons”, capas de CD e livro de Lendas Brasileiras. Integrou o grupo de Quadrinhistas do II Festival Internacional HQ Mix 96 - “Amazônia 3000”, onde cada autor mostrava sua visão do futuro da floresta amazônica.
Ainda em 96 participou da edição “Brasilian Heavy Metal”, maior coletânea de autores de HQ brasileiros. Em 97 produz:“Memória - um conto que custou uma fábula”, publicada pela Metal Pesado, onde apresentava sua versão para o estranho caso PC Farias,um crime que agitou os meios políticos na época.

Ainda em 1997, animou clipes musicais para MTV de Marcelo D2 e dos Titãs.



Animação: J. Márcio Nicolosi
Animação para o vídeo-clip Eu tive um sonho de MarceloD2, produzida para um Especial da MTV sobre Marcelo D2.




Animação: J. Márcio Nicolosi
Animações 2D utilizadas no video-clip "Os cegos do Castelo" da banda Titãs

Em 1998, ainda apostando na ampliação do mercado de trabalho para animadores brasileiros, assume a direção do núcleo de animação da MSP ,que então fechava com a TV Globo um longo contrato para produção de novos desenhos. O Núcleo produziu até 2005, vinhetas, comerciais, curtas especiais para TV e 2 longas metragens para cinema e DVD (os CineGibis 1, 2, 3 e 4) lançados pela Paramount. Atualmente, o director trabalha na pré-produção do 1º filme de longa metragem do pequeno dinossauro “Horácio”, alter-ego do Maurício.



Turma Da Mônica - Cine Gibi 2 - Parte 1
Direção de animação: J.Márcio Nicolosi
Produtora: Mauricio de Sousa Produções

Criar roteiros , fazer storyboards, planejar ,animar e dirigir filmes consomem muito tempo e dedicação, mesmo assim nos últimos 2 anos, praticamente desenhando 1 quadrinho por dia, nos dias em que isso foi possível, conseguiu concluir o 2º episódio de Fetichast, 16 anos após o lançamento do 1º episódio.

Agora, entre desenhos animados e quadrinhos, o ilustre diretor é o convidado do NUPA (Núcleo Paulistano de Animação) deste mês para um bate papo com o público, onde ele apresentará alguns de seus trabalhos, responderá perguntas e falará sobre sua experiência no campo da animação.

A palestrá acontecerá no próximo sábado, dia 24 de Setembro, às 15:00h no CCJ (Centro Cultural da Juventude) da Vila Nova Cachoeirinha.

A entrada é franca e a diversão garantida!

O CCJ fica na Av. Deputado Emílio Carlos, nº 3641 - ao lado do terminal de ônibus Cachoeirinha
F: (11) 3984 2466

Para mais informações sobre a palestra, acessem aqui o blog Iludente.

E, para conhecer mais trabalhos do animador/quadrinista/autor/director José Marcio Nicolosi, vocês podem acessar seu site oficial clicando aqui.





Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Nenhum comentário: