19.4.12

Allegro non Troppo - Bolero di Ravel (1976)

Bolero é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel e é a trilha sonora desta peça animada de Bruno Bozzetto, nela retrata-se a saga de seres vivos estranhos, sua caminhada evolutiva cheia de percalços até que surge dentre esses seres o humano destrutivo que entra em cena como um colosso de pedra, ele cancela o bolero e, ao quebrar sua carcaça de pedra, revela-se apenas um primata entediado.

"Allegro non Troppo" é um filme italiano de 1976 com 6 peças de música clássica, neste trecho, o bolero. O filme é uma espécie de homenagem irreverente ao clássico "Fantasia", embora com sua visão pessimista (talvez realista) da natureza humana e do progresso ocidental, mas também pode ser interpretado como um desafio direto ao típico otimismo da Disney.

Na música, uma instrução de "allegro ma non troppo" significa jogar "rápido, mas sem exagero". No contexto deste filme, e sem a "ma", que significa "não tão rápido!", Um significado de interjeição "desacelerar" ou "pense antes de agir". Para além da terminologia musical, a tradução literal de "Allegro non troppo" é "alegre, não muito": um título perfeito para obra de Bruno Bozzetto.


Animado e dirigido por Bruno Bozzetto ( Milão, 03 de março de 1938) é um desenhista de animação italiano,criador de vários curtas, majoritariamente de carácter político ou satírico. Trilha sonora de Maurice Ravel.


Publicado por Marcello Cassavia
Colaborador Deoos TV
 

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV


Nenhum comentário: