30.11.11

Os Contos da Noite (Les contes de la Nuit) 2011



Quando a noite cai, um menino, uma menina e um velho homem se reúnem em um antigo cinema para contar histórias, porém este não é um cinema qualquer, trata-se de um cinema mágico, onde sua tela faz com que as histórias contadas ali ganhem vida.

Enquanto vasculham esse local encantado, os três visitantes vêem seus sonhos e fantasias se tornarem realidade, neste belo e lúdico filme do diretor Michel Ocelot, o mesmo de "Kiriku e a Feiticeira" (Kirikou et la Sorcière, 1998). O diretor dividiu seu filme em seis pequenas fábulas que trazem, todas elas, uma lição de moral. Para isso Ocelot utilizou recursos visuais e narrativa muito parecida com seu "Príncipes e Princesas" (2000), onde vemos uma mescla do "Teatro de Sombras" e da "Lanterna Mágica", ao passo que a figura dos personagens é apresentada na forma de uma silhueta escura, como uma sombra, onde é possível, além da forma, distinguir apenas a expressiva silhueta dos olhos, porém ao contrário do Teatro de Sombras, onde tínhamos apenas uma vista lateral dos personagens, em Contos da Noite, vemos uma grande fluidez de movimento, sendo possível distinguir perfeitamente quando esses se movimentam em perspectiva ao espectador, mesmo sendo apenas silhuetas. Em contrapartida aos desenhos monocromáticos dos personagens, "Os Contos da Noite" possui backgrounds (cenários) ricamente ilustrados, pintados com cores vivas em vibrantes combinações. Ocelot, de certo, fez um filme que agradará muito as crianças, até aquelas que já estão na maioridade.





Os Contos da Noite esteve em cartaz na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (São Paulo International Film Festival). Apesar de sua técnica que remete aos primórdios da animação 2D, ou tradicional, curiosamente o longa foi lançado nos cinemas franceses também em salas 3D.

Veja o trailer oficial




Aqui uma amostra do Teatro de Sombras




Postado por Gregório Moreira
Colaborador Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Nenhum comentário: