19.10.11

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (2011)


Um dia um ótimo cozinheiro resolveu misturar em uma panela o furacão Katrina, Buster Keaton e O Mágico de Oz. Junto a isso ele acrescentou quantidades generosas de arte, animação e amor aos livros. A mistura parece inusitada? Pois o resultado não poderia ser mais saboroso.

Baseado no premiado curta de animação homônimo, "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" é um "app", um dos famosos aplicativos para iPad que mostra que a linha que separa os livros, de animações, e de games está cada vez mais tênue.



Não satisfeitos com o sucesso de seu premiado curta "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", o animador (ex Pixar) William Joyce e o estúdio Moonbot nos presenteiam com seu livro interativo. Ou seria animação interativa? Ou seria um game?

Talvez o termo adequado para definir esta nova forma de diversão e também de aprendizado, ainda não tenha surgido. O fato é que "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" é tudo isso. Um livro, que é uma animação, que é um game. Ok, o leitor deve estar pensando, mas qual a novidade? Realmente a empreitada não é nova, outros já haviam lançado coisa parecida e é algo que vemos por aí desde os tempos do CD-ROM. Mas William Joyce foi o que mais chegou perto da excelência ao imaginar como seria uma fábula contada em um livro animado e interativo, e para isso não mediu esforços.

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" utiliza as mais variadas formas de animação, como computação gráfica, animação tradicional 2D, além de stop motion e maquetes. Tudo isso aliado a uma original trilha sonora e interatividade por todos os cantos.

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" é uma história de pessoas que dedicam suas vidas aos livros e os livros retribuem esse amor. Nela um senhor "Keatonesco" (Lessmore) é lançado por um furacão em um mundo alternativo governado por livros. Hora em tomadas preto e branco, hora coloridas, certamente nos remete ao mundo de OZ e também ao impacto da passagem do furacão Katrina, elementos que influenciaram Joyce em sua obra. Abaixo um pequeno trailer onde é possível ver o app em funcionamento.



Infelizmente o trailer é apenas uma degustação visual, desprovida da interatividade que é a cereja do bolo deste app. Mas se você é um feliz proprietário de um iPad e um amante de livros, games e animação este app é para você. Custa a bagatela de cinco dólares (a relação custo benefício parece indiscutível) e foi classificado pela Apple como um dos “Top New Apps for the iPad.”

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" com certeza é diversão para adultos e crianças. Está em inglês, o que o torna ideal para treinar a língua de Shakespeare de forma divertida.

Aqui um pouco mais sobre o curta e o app, incluindo trailers e making of. Boa leitura!


Postado por Gregório Moreira
Colaborador Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV




Um comentário:

Elisa disse...

AWESOME!! eu querooooooo