20.10.11

Dia Internacional da Animação - Programação e curiosidades sobre o evento (2011)

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil e em outros 30 países com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais.

No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).




Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostra infantil, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e também oficinas, debates, palestras e exposições.


“Este ano passamos por diversos contratempos para a realização do Dia Internacional da Animação em virtude da dificuldade que o Brasil enfrenta para a captação de patrocínio a eventos culturais em nível nacional. Mas, felizmente, graças ao apoio de várias associações, entidades, cineclubes, produtores culturais, prefeituras e daqueles que de alguma forma enviaram seu apoio e solidariedade ao evento, conseguimos juntar forças para dar continuidade a essa já tradicional comemoração. Apesar do projeto estar inscrito na lei de incentivo a cultura, Lei Rounaet, nós não conseguimos captar nenhum centavo. Toda a equipe de produção nacional do evento trabalhou voluntariamente sem perder a animação até outubro deste ano, quando por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, conseguimos uma parcela dos recursos necessários, o que possibilitou a prensagem dos DVDs e envio para as cidades. Sem esta mobilização com certeza não seria possível realizar esta grande festa do cinema de animação brasileiro.”

Luciana Druzina, coordenadora do Dia Internacional da Animação.

Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará em 2011 com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL - Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.


Confira a programação do evento:

Mostra Nacional

O Céu no Andar de Baixo - Dir. Leonardo Cata Preta
2D Digital – 15min - 2010 - Belo Horizonte - MG



Sinopse: Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.



Breves Instantes – Dir. Mírian Rolim
Stop motion - 3min 05seg – 2010 - Belo Horizonte – MG



Sinopse:Tipicamente brasileiros, os tapetes processionais construídos com serragem por ocasião das procissões religiosas, são a matéria-prima para Breves Instantes. O filme é uma procissão de imagens que se dissolvem, misturam-se, formam outra coisa, deformam.



Sambatown - Dir. Cadu Macedo
2D e 3D - 5min 41seg – 2010 - Ribeirão Preto/São Paulo - SP



Sinopse: Sambatown é uma história sobre três personagens envolvidos num triângulo amoroso. Ambientado em algum lugar nas américas negras, o filme mistura elementos do candomblé e dos antigos bailes de carnaval.



Caixa – Dir. Luciana Eguti e Paulo Muppet
2d e 3d – 1min10seg – 2010 - São Paulo - SP



Sinopse: Cinco personagens, que vivem em compartimentos dentro de uma caixa, descobrem que não estão tão isolados uns dos outros quanto imaginavam.



O Ogro – Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti
2D digital - 8min – 2011 - Goiânia - GO



Sinopse: "O Ogro é uma HQ publicada em 1984 na edição 27 da saudosa revista Calafrio. Nela, desenhando com tinta branca sobre cartolina preta, o artista Julio Shimamoto antecipou em uma década o que Frank Miller viria a fazer em Sin City. A atmosfera densa e a abordagem expressionista impostas pela arte de Shimamoto transformaram o roteiro de Antônio Rodrigues em uma pequena obra-prima.



Bomtempo – Dir. Alexandre Dubiela
2D - 1min30seg – 2010 - Belo Horizonte/MG



Sinopse: Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.



A Fábula da Corrupção - Dir. Lisandro Santos
2D digital - 8min 15seg – 2010 - Porto Alegre - RS



Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.


Clavadista - Dir. Chico Bela (confira a entrevista que Deoos fez com o diretor)
2D – 1min 15seg – 2011 - São Paulo - SP



Sinopse: A busca de um homem por seus limites.



No Baque – Soatá - Dir. Carlon Hardt
Stop motion - 3min 25seg – 2010 – Curitiba - PR



Sinopse: O videoclipe mostra a história de um casal que dança junto, trocando olhares. Ele vem da Black Music, ela do Carimbó, o ritmo musical paraense. Ao final dançam juntos a mistura desses sons, que é a principal característica da banda Soatá.



O Diário da Terra – Dir. Diogo Viegas
2D/Stop motion – 1min 12seg – 2010 – Rio de Janeiro - RJ



Sinopse: Uma Menina conta como o seu dia a dia na terra vem sendo mudado.



Menina da Chuva – Dir. Rosaria
2D – 6min – 2010 - Rio de Janeiro - RJ



Sinopse: Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis.


Mostra Internacional

Desassossego – Dir. Lorenzo Degli’Innocenti
Stop motion – 20min – 2010 – Portugal/Espanha



Sinopse: Ivan trabalha numa fiambreria (açougue que salsichas, presuntos) a vida inteira. Gostava de ter uma loja de móveis, mas não sabe se tem coragem para mudar. A fiambreria é uma velha herança de família que é um peso em sua vida.


Frank & Corky – Dir. Andy Yong
Computador 3D - 30seg – 2010 – Austrália



Sinopse: Trailer do Dia Internacional da Animação na Austrália. Frank é um ovo que pede uma ajudinha de seu amigo Corky, um saca rolhas.


Shaman’s Quest – Dir. Artur Merculov
2D Flash – 2min 54seg – 2009/2010 – Rússia



Sinopse: Difícil é a vida do povo de Ultima Thule! Mas o xamã sabe os acordes secretos do mundo, que o ajuda a cumprir sua busca e encontrar o caminho para sair de qualquer situação, preservando a harmonia do mundo.Tudo vai dar tudo certo!


March – Dir. SHIN Young-ho
3D – 3min02seg – 2010 – Coréia do Sul



Sinopse: Há um pequeno bebê. O bebê se torna um menino eo menino logo se torna um homem. Como o tempo passa, às vezes ele reage de forma estranha e se torna um homem velho. O que ele viveu?


Danny Boy – Dir. Marek Skrobecki
Stop motion – 9min – 2010 – Polônia



Sinopse: Um jovem poeta se apaixona. Uma cidade que espera o desfecho de um drama. Um momento de tristeza e conformidade, um momento de decisões. Há luz, há esperança, há poesia por trás das nuvens escuras do nosso mundo.


The Line – Dir. Yannis Koutsouris e Nasos Mirmiridis
2D – 3min – 1973 – Grécia



Sinopse: Entre linhas, mãos e impressões digitais uma história sobre a sociedade e suas lutas.


Here Be Treasure – Dir. Samuel Lewis
Stop motion – 2min 54seg – 2009 – Austrália



Sinopse: Um pirata descobre um tesouro enterrado em uma praia deserta.


O Homen da Cabeça de Papelão – Dir. Luís da Matta Almeida e Pedro Lino
2D – 9min 13seg – 2010 – Portugal/Reino Unido



Sinopse: Antenor tinha um defeito terrível: só dizia a verdade, a verdade verdadeira. A família tudo tentou para curá-lo. Já adulto, consulta um relojoeiro que lhe oferece uma cabeça de papelão para substituir a sua, enquanto esta for consertada. Com a nova cabeça tudo muda na sua vida!


Magic Pot – Dir. Andrey Bakhurin
Técnica mista – 3min 35seg – 2010 – Rússia



Sinopse: A vida é cheia de perigo, tanto para pequenos animais quanto para as crianças. Duas crianças estão se esforçando para salvar a vida de
seu gatinho, mas caem nas garras do de um mago do mal que possui um pote mágico.


Birthday Party – Dir. JO Joo-sang
3D – 6min 15seg – 2009 – Coréia do Sul

Sinopse: Um velho prepara uma festa de aniversário para sua esposa. No entanto, o plano não está indo bem como ele pretendia.

Mostra Infantil de Animação
Mostra de curtas-metragens de animação dedicada exclusivamente ao público infantil.

Pequeno Cidadão - Dir. Jimmy Leroy, Paulo Muppet e Luciana Eguti
2D – 3min 38seg – 2010 - São Paulo - SP



Sinopse: Um menino e seu cachorro num belo dia na praia. Criado para a música "" Pequeno Cidadão"" da Banda ""Pequeno Cidadão"".


Para além da razão – Dir. Gladys Mariotto
Stop motion - 12min - 2010 - Curitiba - PR



O filme foi produzido para ensinar filosofia às crianças das escolas públicas de Curitiba e expõe a teoria nietzschiana descrita em sua primeira obra: “O nascimento da Tragédia”. Um avô, incomodado com a música dos netos, resolve separá-los.


Remoto Controle Remoto - Dir. Bruno Bask
3D – 2min 34seg – 2011 - São Paulo - SP



Sinopse: Sebastião assiste passivamente à televisão. Não dá bola para o pai, para a mãe nem para o irmãozinho pequeno. Quando as risadas de auditório parecem pequenas presas dentro da tela da TV, é preciso desligar essa irrealidade e se sintonizar.


Animágico! O Grande Truque – Dir. Paulo Henrique de Aragão
Pixilation - 1min33seg – 2011 – Taubaté - SP



Sinopse: Na apresentação do Animágico, repleta de surpresas e improbabilidades, nunca se sabe qual será o próximo grande truque! Animação pixilation realizada nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.


Pipo Pipa – Dir. Sheila Neumayr e Marconi Loures
Recorte digital – 4min58seg – 2007 – Belo Horizonte – MG



Sinopse: Em um dia de pouco vento Pipo, um simpático filhote de lagartixa, percebe que não será exatamente fácil empinar uma pipa. Uma animação singela, que mostra que um problema é as vezes apenas uma questão de perspectiva.


Entrei na Roda – Dir. Eduardo Duval
2D - 3min02seg – 2007 – Rio de Janeiro – RJ



Sinopse: Uma menina, um palhaço, um gato, um cachorro, macaquinhos, um garoto e as crianças de muitas cores brincam de roda ao som da cantiga "Ah, Eu Entrei na Roda", representando a diversidade em nosso planeta.


A Folha da Samauma – Dir. Ariane Porto e Adriana Pinto
Técnica Mista - 4min – 2010 - São Paulo - SP



Sinopse: "Um indiozinho muito triste e feio econtra a felicidade ao se transformar numa linda folha da Samaúma. Animação feita por crianças da Aldeia Indígena Guarani Tekoa Pyau de São Paulo (Oficina Bem-te-vi).


Escola pra cachorro – Meu Amigo Peixe - Dir.Cathy Moss
Técnica mista – 11min – 2009 – São Paulo – SP



Sinopse: No episódio Meu Amigo Peixe, os divertidos cachorros da animação Escola pra Cachorro, ao voltarem do recreio, descobrem que o aquário está vazio. Todos começam a desconfiar da gata Lois e criam um plano para pega-la e reaver o peixe. Montam uma armadilha no quintal da escola, mas ela não funciona! Quando voltam para a sala descobrem que o peixe está no aquário novamente.


A Linda Rosa Juvenil – Dir. Wagner de Freitas
2D - 2min24seg – 2007 – Rio de Janeiro - RJ



Sinopse: O filme desfila através de vários contos-de-fadas, entre eles A Bela Adormecida e Branca de Neve, o despertar de uma menina para os desejos da adolescência, tendo como pano de fundo, motivos e influências tanto do folclore nordestino quanto da literatura de cordel. Uma adaptação livre da cantiga de roda brasileira.


O Diário da Terra – Dir. Diogo Viegas
2D/Stop motion – 1min 12seg – 2010 – Rio de Janeiro - RJ



Sinopse: Uma Menina conta como o seu dia a dia na terra vem sendo mudado.


Mostra para pessoas com deficiência visual
Mostra especial com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. As mostras com audiodescrição também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo, pois esse recurso facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a este tipo de atividade cultural.


Minhocas - Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes
Stop-motion – 14min 20seg – 2005 - São Paulo - SP



Sinopse: Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície sendo aquele um assunto tabu. A noite sem poder dormir de preocupação pois teme que seu filho resolva ir sozinho a superfície, o pai de Junior decide levar o filho naquela viagem misteriosa, cheia de emoções e perigos.


Os Olhos do Pianista - Dir. Frederico Pinto
Stop motion - 5min – 2005 – Porto Alegre - RS



Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.


A Fábula da Corrupção - Dir. Lisandro Santos
2D digital - 8min 15seg – 2010 - Porto Alegre - RS



Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.


Menina da Chuva – Dir. Rosaria
2D – 6min – 2010 - Rio de Janeiro - RJ



Sinopse: Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis.


Para Chegar Até a Lua - Dir. José Guillermo Landi Hiertz
3D - 10' – 2005 - São Paulo/ SP



Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.


O Anão que virou Gigante – Dir. Marão
2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ



Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.


Mostra para pessoas com deficiência auditiva
Mostra especial com legenda em português para pessoas com deficiência auditiva.


Minhocas - Dir. Paolo Conti e Arthur Nunes
Stop-motion – 14min 20seg – 2005 - São Paulo - SP




Sinopse: Junior é uma minhoquinha curiosa que quer saber a todo o custo porque as minhocas não podem cavar para a superfície sendo aquele um assunto tabu. A noite sem poder dormir de preocupação pois teme que seu filho resolva ir sozinho a superfície, o pai de Junior decide levar o filho naquela viagem misteriosa, cheia de emoções e perigos.


Osmar,A primeira fatia do Pão-de-Fôrma – Dir. Ale MacHaddo
Tradicional - 11min – 2008 – São Paulo – SP



Sinopse: Osmar é uma fatia de pão-de-fôrma: a primeira fatia, por causa disso tem um grande complexo de rejeição. Ele encontra, em uma revista de auto-ajuda, um cupom que pode ser trocado por uma consulta no psicólogo.


Bomtempo – Dir. Alexandre Dubiela
2D - 1min30seg – 2010 - Belo Horizonte/MG



Sinopse: Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.


A Fábula da Corrupção - Dir. Lisandro Santos
2D digital - 8min 15seg – 2010 - Porto Alegre - RS



Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.


Para Chegar Até a Lua - Dir. José Guillermo Landi Hiertz
3D - 10' – 2005 - São Paulo/ SP



Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.


Historietas Assombradas - Dir. Victor-Hugo Borges
2D/3D/stop-motion – 16min – 2005 – São Paulo - SP



Sinopse: A história de uma vovó que tenta fazer sua neta bagunceira pegar no sono contando-lhe histórias assustadoras.


Mostra International Animation Day
Mostra de curtas-metragens brasileiros com legenda em inglês para intercâmbio e exibição nos mais de 30 países membros da ASIFA que comemoram o Dia Internacional da Animação. Entre os países participantes encontram-se: Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

Visite o site oficial do evento


Postado Deoos 
Curta nosso facebook e siga-nos no twitter para acompanhar os posts diários de DEOOS

Um comentário:

Whyfred disse...

Programação filé ein! Quero ir...