Norman McLaren foi um dos mais importantes animadores da história. No começo de sua carreira, sem acesso à uma câmera de vídeo, fez seus primeiros experimentos criando uma técnica de animação que consistia em desenhos feitos sobre a superfície de películas de filme.
Apaixonado por jazz e por movimento, Norman consegue hipnotizar na simplicidade/complexidade de suas criações. Seu trabalho abstrato de fusão de sons, cores, formas e movimentos tem significado subjetivo para cada espectador.
É possível reconhecer algumas formas e associá-las a seres e ações concretas mas é justamente na simplicidade que Norman traz tanta liberdade interpretativa, enquanto que na sincronia de movimento e música nos transporta para uma experiência sinestésica.
Abaixo confira um documentário que explica a técnica de desenho sonoro, mais dois curtas de McLaren criados com a técnica de desenho sobre película e um curta francês criado em homenagem aos trabalhos e visão de Norman.
Norman McLaren - Pen Point Percussion (1951)
Em Pen Point Percussion, Norman mostra como utiliza caneta, pincéis e tinta para criar pequenas marcas no áudio do rolo de filme. Cada forma desenhada produz um som diferente, com variações de volume, tom e passo de acordo com pequenas alterações na forma, tamanho e distância entre as marcas.
Norman McLaren - A Phantasy in Colors (1949)
Música de Oscar Peterson Trio, animação de Norman McLaren.
Norman McLaren - Boogie-Doodle (1948)
Música de lbert Ammons, animação de Norman McLaren.
Marie-Josée Saint-Pierre - McLaren's Negatives (2006)
Homenagem aos trabalhos de McLaren e sua técnicas.
Postado por Andressa Yamashita
Fundadora Deoos TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário