18.7.11

Descobrindo a animação: Câmera multiplano



A câmera multiplano é um recurso que revolucionou o desenvolvimento dos filmes em animação 2D e, como o próprio nome já diz, é capaz de filmar, simultaneamente, vários planos. Ou seja, várias camadas de elementos da animação (cenários, personagens), movem-se em diferentes velocidades e distâncias uns dos outros, causando a sensação de tridimensionalismo.


Os elementos são pintados em acetatos diferentes, de modo que se possa enxergar os que estão por trás, resultando na ilusão de profundidade. Os movimentos são calculados e fotografados quadro a quadro.

A seguir, um Documentário produzido em 1972, exibindo a maneira tradicional da criação de filmes de animação 2D produzidos naquela época, desde o storyboard, até a filmagem dos acetatos em uma câmera multiplano de 4 camadas, construída em 1969.



Assim como em todas as demais técnicas de animação, as câmeras multiplanos usam alguns artifícios para enganar nossos olhos e sentidos. Por exemplo, o movimento do fundo e do primeiro plano em direções opostas, o que cria um efeito de rotação, e fica muito legal na animação! Um dos primeiros exemplos do uso deste truque é em uma cena de A Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, onde a rainha mal bebe a seu poção, e os arredores já parecem girar ao seu redor. Neste caso, a técnica foi usada para proporcionar o efeito de tontura, transtorno, mas também é muito usada em movimentos normais de câmera.


A história da câmera multiplano

Uma antecessora da câmera multiplano foi usada por Lotte Reiniger, em sua animação As Aventuras do Príncipe Achmed, de 1926. O filme é considerado o primeiro longa-metragem em full-animation (sim, antes de A Branca de Neve e os Sete Anões!), concendendo à Lotte Reiniger o papel de uma das figuras femininas mais importantes da história da animação.


As Aventuras do Príncipe Achmed, que usa a técnica de recortes de silhuetas articuladas, é uma adaptação de uma das histórias do livro Mil e uma noites. Reiniger tinha uma poderosa equipe de artistas por trás dela, incluindo seu marido e cinegrafista, Carl Koch. Eles trabalharam durante 3 anos no sótão da casa de um dos seus sócios, movendo, frame a frame, cada pecinha de mãos e pernas dos bonequinhos articulados, para criar a incrível ilusão de movimento do filme, que podemos ver agora, em um trecho do longa:



É difícil de acreditar que essa animação é da década de 20. Incrível como Lotte Reiniger era uma mulher à frente de seu tempo!

E a seguir, um documentário onde – pasmem! - a própria Lotte (muitos anos mais velha) nos mostra o processo de montagem e animação de seus personagens articulados:



Reiniger teve a sacada de, através de camadas, sobrepor alguns elementos da animação. Mas a primeira câmera multiplano, que dispunha quatro camadas de acetato diante de uma câmera na horizontal, foi inventada pelo animador/diretor Ub Iwerks, ex-sócio do Walt Disney, em 1933, usando peças de um automóvel Chevrolet velho.

Em 1934, os animadores do Fleischer Studios criaram um dispositivo relativamente parecido, chamado Câmera Estereoscópica, ou Setback. Seus aparelhos utilizavam conjuntos tridimensionais em miniatura, perfeitos para o tamanho do acetato. Os acetatos eram colocados lá de modo que vários objetos pudessem passar na frente e atrás deles, e a cena toda era gravada pela câmera na horizontal. Este procedimento criava resultados super interessantes, usados em vários desenhos famosos como em Betty Boop e Marinheiro Popeye.

Porém, a mais famosa câmera multiplano foi criada por William Garity, para o Walt Disney Studios, a fim de ser usada na produção de Branca de Neve e os Sete Anões. A câmera ficou pronta no início de 1937, e foi testada em um desenho da série Silly Symphony, chamado The Old Mill - que ganhou o Oscar em 1937 por melhor curta-metragem de Animação. Walt Disney recebeu, nos Estados Unidos, a patente para esta invenção, em 1º de maio de 1940.

A câmera multiplano da Disney, que usou até sete camadas de elementos (pintados em óleo sobre vidro), filmava de uma câmera vertical e móvel, permitindo desenhos mais sofisticados do que os produzidos nas versões de Iwerks ou dos Fleischer, e foi usada de forma promissora em filmes da Disney como Pinóquio, Fantasia, Bambi e Peter Pan.

Hoje, apenas três câmeras multiplano originais da Disney sobreviveram: uma que está no The Walt Disney Animation Studios, em Burbank - Califórnia, outra no Walt Disney Family Museum, em São Francisco - Califórnia, e a última virou atração no Art of Disney Animation, na Disneylândia de Paris.

Veja, a seguir, o Sr. Walt Disney em pessoa, explicando como funcionava essa engenhoca, em um vídeo de 1957:



E, para finalizar, o clássico The Old Mill, curta que revolucionou o jeito de animar!





Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS


Nenhum comentário: