13.9.11

Mil Palavras (2011)


Ver sem o olhar? Seria sentir com a alma, mas o olho não é a janela da alma? Ver com o toque? O tato sem toque? E ver com palavras, ou melhor, com Mil Palavras?

Mil Palavras é um projeto que descreve imagens, transforma cenas em palavras, com o intuito de multiplicar a acessibilidade da cultura e arte para os deficientes visuais. Localizado em Porto Alegre e coordenado por Letícia Schwartz, o grupo desenvolve roteiros que descreve trabalhos audiovisuais, animações, curtas, clipes musicais. Tudo isso é disponibilizado no site oficial do projeto para qualquer pessoa apreciar. A equipe é formada por técnicos de áudio, locutores, roteiristas e voluntários para a produção das peças.

Além dos áudios com as descrições, o site divulga inúmeras matérias e notícias pertinentes à acessibilidade, mundo das artes e livros em formato de áudio.

É muito interessante imaginar a feitura de um roteiro de traz pra frente, ou seja, transformar as imagens captadas ou animadas em um retrato verbal dos mesmos e fazer com que os sentimentos e sensações sejam interpretados por um meio sensorial diferente ao qual a peça foi concebida. Visão transformada em audição. Com muita dedicação e sensibilidade, essa equipe faz poesia com as imagens.


Acesse o site e conheça o trabalho sensacional desses guris.


Postado por Luciana Duailibe
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV


Nenhum comentário: