22.6.11

Carros 2 (2011) - Crítica, teasers e comentários do diretor



Com mais ação em relação ao seu filme anterior, a segunda franquia do filme Carros vem com novas vertentes, como cenários mais amplos, mudança no papel do protagonista e um roteiro mais dinâmico. A equipe Deoos TV foi convidada para assistir à pré-estreia do filme, que aconteceu ontem (21) no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo. Confira a seguir a crítica sobre o novo longa da Disney•Pixar que estreia oficialmente amanhã, dia 23 de junho, nos principais cinemas do país em salas de 3D Digital e IMAX.


O superastro das corridas Relâmpago McQueen volta para Radiator Springs depois de um longo campeonato para visitar seu amigos a fim de relaxar um pouco. Porém seus momentos de descanso estão contados, pois é dado a ele um novo desafio. Desta vez ele decide levar seu melhor amigo, o carro-guincho Mate para o Grand Prix Mundial, evento patrocinado por uma nova empresa de combustíveis renováveis - que determinará quem é o carro mais veloz do planeta. Tudo ocorre bem, quando Mate se envolve acidentalmente com dois agentes: a recém saída da academia Holley Caixadibrita e a versão James Bond de quatro rodas Finn McMíssil em uma missão secreta de espionagem, aventurando-se em grandes perseguições e muita ação pelo mundo, passando por Tóquio, Itália e Inglaterra.


O segundo filme possui uma dinâmica muito maior em relação ao primeiro. Os ambientes possuem detalhes extremamente ricos em sua textura, luz e sombra. Quem assistir ao filme vai se encantar com a complexidade e beleza dos cenários. O modo como adaptaram os ambientes para os personagens ficou sem dúvida impecável. O que mais me impressionou visualmente foi a fictícia cidade costeira italiana de Porto Corsa. Para produzir o cenário, os desenhistas combinaram a pista de corrida de Mônaco com a Costa Amalfitana.


A primeira franquia de Carros foi um dos filmes que menos me afeiçoou dos estúdios Disney-Pixar. Seus personagens não são tão marcantes como os dos outros longas do estúdio, como o cawboy Woody (Toy Story), e não possui uma história tão inovadora e criativa como Up-Altas Aventuras. Achei alguns pontos interessantes nos personagens, apesar de não cativarem em sua personalidade, como em seus movimentos e anatomia. Apesar de serem máquinas, suas representações de movimentos e ações foram bem articuladas. Isso fica evidente principalmente nas cenas de ação. Os cenários, apesar de serem semelhantes ao do mundo humano, possuem adaptações para os personagens. Na Londres de Carros 2, o domo da Catedral de St. Paul tem a forma de um motor de carro. Até os banheiros possuem modificações para os veículos, sendo este um dos trechos mais engraçados do filme.
O roteiro possui uma fórmula já pronta de filmes que possivelmente muitos já viram, onde existe ação, espionagem e um pastelão que inesperadamente faz parte da trama toda, criando uma mistura de ação e comédia. Com piadinhas bem modestas de fácil linguagem, o filme é voltado inteiramente para o público infantil, algo que não é de costume em grande parte das animações da Pixar, que têm seu diferencial em agradar todas as faixas etárias.

Agora, porque fazer uma sequência de Carros? Bom, eu acredito que seja não só pela bilheteria (que rendeu bastante apesar das críticas), mas sim pela franquia de diversos produtos (como jogos, brinquedos, séries de tv), que fazem um grande sucesso com os garotos, gerando um faturamento anual de US$ 2 bilhões de dólares em vendas de varejo, com um total de US$ 8 bilhões de dólares atualmente."

Anderson Salvador



"Sendo uma grande fã dos Estúdios Pixar, que sempre procuram desenvolver roteiros originais, contemplativos e engraçados para todas as idades, devo admitir que saí decepcionada da sala de cinema. Graficamente falando, o trabalho do estúdio continua excelente, porém o roteiro é baseado em uma trama explorada ao cansaço e, além de muita ação, há piadas pouco inspiradas e lições de moral distorcidas.

Fica claro que a
Disney•Pixar entrou no projeto pela segunda vez para aproveitar todo o apelo comercial nele contido, com a patente de personagens carismáticos estampados em uma infinidade de produtos infantis. É isso, o filme é senão uma produção comercial."

Andressa Yamashita

Veja os teasers do filme:








Veja um dos trechos do filme: Mate e suas trapalhadas no Japão.



Veja com exclusividade os comentários do diretor do filme, John Lasseter (em inglês)



PS: A Pixar tem o costume de exibir um curta que precede todos seus filmes, o de Carros 2 é Férias no Havaí com toda a turma do Toy Story.

Postado por Anderson Salvador e Andressa Yamashita
Editores Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos TV.

Um comentário:

Anônimo disse...

quero ver esse filme... adorei o primeiro.. achei bobo.. mas mesmo assim gostei.. rs


parabéns pelo blog gente!