20.2.11

A Bicycle Trip (2009) - A primeira viagem de LSD


Conheça a história do descobrimento do ácido lisérgico e a primeira viagem psicodélica provocada pela substância nesta animação em 3D.




Hofmann e a estrutura do LSD
Albert Hofmann foi um químico suíço que na busca de tratamentos para problemas circulatórios e respiratórios, sintetizou o ácido lisérgico (Lysergic Acid Diethylamide-25 ou LSD). A substância foi criada com ingredientes químicos básicos de um fungo que se forma no centeio.

Em 1943, Hofmann estava em seu laboratório manipulando o LSD quando acidentalmente a substância foi absorvida por sua pele.  Ele teve que interromper seus trabalhos devido às alucinações que começou a sentir. A viagem de volta pra casa, à bordo de uma bicicleta, entraria para a história.

Hofmann descreve a viagem: "... pouco a pouco, eu podia começar a desfrutar cores sem precedentes e os jogos de formas que persistiram por trás de meus olhos fechados. Imagens caleidoscópicas, fantásticas surgiram em mim, alternando, abrindo, variadas e, em seguida, se fechando em círculos e espirais, explodindo em fontes coloridas, reorganizando e se cruzando em constante evolução ... "


Assista a animação dirigida por Veracini, Nambiar e Avoletta.:



Em 2007, com 101 anos, Albert Hofmann declarou:

"A alienação da natureza e a perda da experiência de ser parte da criação da vida é a maior tragédia da nossa era materialista. Por isso atribuo importância absoluta para alteração da consciência.

Eu considero psicodélicos catalisadores, eles são ferramentas que estão guiando nossa percepção para outras áreas mais profundas da nossa existência humana, de modo que nos tornamos conscientes de nossa essência espiritual. Experiências psicodélicas em um contexto seguro podem ajudar a nossa consciência a abrir-se para esta sensação de conexão com a natureza.

LSD e substâncias afins, não são drogas no sentido usual, mas são parte das substâncias sagradas, que têm sido utilizadas por milhares de anos em contextos rituais. As drogas psicodélicas clássicas como LSD, psilocibina e mescalina são caracterizadas pelo fato de não serem nem tóxicos nem viciantes. É a minha grande preocupação separar os debates em curso sobre drogas e destacar o tremendo potencial inerente a essas substâncias para a auto-consciência, como adjuvante na terapia, e para a investigação fundamental da mente humana."


A intoxicação causada pela ingestão de produtos contaminados pelo esporão-de-centeio (Claviceps purpurea) é também conhecida como ergotismo ou Fogo de Santo Antônio.

" Um corpo inchado, de cor púrpura, semelhante a uma espora de galo, origina-se quando Claviceps purpurea infecta sementes de centeio. A esta estrutura os micologistas chamam escleródio. Os franceses referem-se a ela por "ergot"; os ingleses por "cockspur"; entre nós é conhecida por esporão. Independente do nome, seu interior contém grandes quantidades de alcalóides, incluindo o LSD.

 A ingestão de pão contaminado com estes alcalóides produz uma série terrível de sintomas: mulheres grávidas abortam; os dedos dos pés e das mãos começam a formigar; a temperatura do corpo começa a subir, e sobe a tal ponto que pode causar problemas mentais irreversíveis e mesmo a morte; algumas vezes uma gangrena incontrolável se abate sobre o doente, que vê dedos se desprendendo das mãos ou dos pés, pés caindo dos tornozelos e mãos se separando dos braços; inacreditáveis alucinações, que levam à morte, não são incomuns.

Epidemias de Claviceps purpurea em centeio eram corriqueiras na Idade Média. Milhares morreram no vale do Reno em 857 e na França em 994 e 1089. A doença, em Viena, onde surtos frequentes ocorriam, era conhecida pelo nome latino Sacer ignis, fogo sagrado. Em 1095, o papa Urbano II delegou à Ordem de Santo Antônio a tarefa de tratar dos doentes de ergotismo. A partir de então o nome fogo sagrado foi caindo em desuso, sendo substituído por fogo de Santo Antônio.

A última erupção do fogo de Santo Antônio aconteceu na França, em 1951, na pequena cidade de Pont-Espirit. A imprensa a ela se referiu como o "pain maudit": 300 pessoas adoeceram, cinco morreram e um número indeterminado enlouqueceu."

FILHO, B. A.; KIMATI, H.;AMORIM, L. Manual de fitopatologia. São Paulo: Ceres, 1995. 20 p.


A intoxicação também foi musa para a arte surrealista.

Tentação de Santo Antônio de Hieronymus Bosch produzido entre 1495 e 1510.




Esta obra de Bosch encontra-se para visitação no MASP em São Paulo. Não perca a oportunidade de vê-la ao vivo. É possível ver entre as diversas camadas de pinturas e correções que o pintor holandês realizou. (As terças a entrada é gratuita)

"St. Albert and the LSD Revelation Revolution" - retrato de Hofmann por  Alex Grey

Grey entregando a obra a Hofmann, um presente em comemoração de seus 100 anos de vida em 2006


 Em 2007, Hofmann escreveu uma carta a Steve Jobs, onde solicitava ajuda na transformação de sua criação através de seu centro de pesquisas em substâncias enteógenas..

As experiências de Steve Jobs com drogas lisérgicas são conhecidas e bem documentadas em diversas publicações. O CEO da Apple chegou inclusive a declarar que fora uma das "duas ou três" experiências mais importantes em sua vida.

Hofmann faleceu em 2008, com 102 anos de idade.



Stills da animação:











Mais sobre o trabalho de Alex Grey aqui.

Postado por Andressa Yamashita

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos TV.

Nenhum comentário: