15.12.10

Os Fantasmas de Scrooge (2009)

Um Conto de Natal de Charles Dickens (1843), já ganhou dezenas de adaptações para as telas. Esta é a quinquagésima segunda, a terceira produzida pela Disney e a primeira feita em animação 3D com captura de movimento.

Os Fantasmas de Scrooge é a clássica história sobre um velho avaro e misantropo da era vitoriana que é assombrado na véspera de Natal por espíritos: o do passado, o do presente e o do futuro. No decorrer da jornada, repleta de drama, terror e aventura consegue compreender a totalidade de sua vida, emoções e ideais que se perderam pelo tempo e existência.





Versão da Disney de  1983
O grande público reconhece o conto de uma outra adaptação da Walt Disney, mais alegre, mais família, protagonizada por Tio Patinhas e Mickey Mouse realizada em 1983.

A franquia Disney e o ator Jim Carrey podem até prenunciar um filme infantil, mas esta versão é um drama contemplativo com cenas adultas.

O conto aborda temas pesados como o egoísmo, o remorso, a morte, a redenção.

Jim Carrey atuando com sensores de expressão
O filme foi produzido através do processo de captura de performance, uma técnica que o diretor e roteirista Robert Zemeckis já havia utilizado em seus filmes O Expresso Polar (2004) e Beowulf (2007). Após coletadas as filmagens com os atores, as cenas são meticulasamente recriadas e adaptadas para uma interpretação em 3D. O traço é caricato mas extremamente rico em detalhes, oferecendo imagens próximas da realidade.

Níveis de detalhes de expressão e caracterização do personagem

A obra é uma explosão do talento teatral de Jim Carrey, que interpreta 8 personagens com grande habilidade. Há também a participação de Gary Oldman interpretando seu pequeno funcionário, Bob Cratchit (o papel de Mickey na primeira versão da Disney).

Este é um dos remakes mais belos e fiéis do conto seguindo muitas falas letra por letra. A caracterização dos  personagens foi inspirada nas ilustrações da publicação original.

A animação e a fotografia são impressionantes e oferecem cenas assustadoras, dramáticas e muita ação. O diretor gosta de explorar o 3D estereoscópico e de inserir os espectadores dentro das viagens aéreas proporcionando um pouco mais de excitação visual.



Dica de Compra

Os Fantasmas de Scrooge - Edição Especial - R$ 29,90
Walt Disney (Sonopress)
www.livrariasaraiva.com.br


Postado por Andressa Yamashita

.


Nenhum comentário: