13.3.12

Descobrindo a Animação: Cronofotografia

A fotografia sempre foi um meio de comunicação direto entre a arte e a ciência. Conheça a cronofotografia, a belíssima técnica pioneira do cinema e da animação.


Cronofotografia é uma técnica fotográfica de origem vitoriana (cerca de 1867) que capta o movimento de um objeto em vários quadros. Deriva da palavra grega "chronos"(tempo) com fotografia: "fós"(luz) e "grafis"(estilo).

Estudo de movimento dos pássaros por Etienne-Jules Marey


Essas fotos podem ser posteriormente organizadas em sobreposição como em células de animação ou posicionadas em um único frame.

Estudo de movimento dos pássaros por Muybridge


A técnica envolve uma série de câmeras diferentes e originalmente tinha o objetivo de ser ponto de estudo científico do movimento

Estudos de Muybridge: moça descendo uma escada.


Em 1872,  Eadweard Muybridge foi contratado por Leland Stanford, ex-governador da Califórnia, para captar o movimento de um cavalo galopante e provar a sua teoria de que por alguns instantes ele ficava com as 4 patas no ar. 



 Muybridge posicionou 12 câmeras no decorrer do percurso da corrida do cavalo e registrou seu movimento. Após a obtenção das imagens, ele as transformou em silhuetas e as organizou em um zootrópio. As imagens capturadas do cavalo causaram grande admiração do público.


Zootrópio


Mais tarde em 1878, Albert Londe trabalhou como médico fotógrafo e se dedicou a captar moimentos musculares de pacientes. Na época, Londe já conseguia obter a sequência de 12 imagens por décimo de segundo.

Estudos de Muybridge


O físico Étienne-Hules Marey utilizando da mesma técnica, acabou por descobrir que o movimento rápido de impressões de celulóide sobrepostas proporcionavam a visão simulada do movimento. (eis aí um grande passo para a animação em celulose!).


Seu assistente, Georges Demeny desenvolveu novas aplicações da reprodução do movimento, e criou assim o Estroboscópio. Demeny e Otto Anschutz dividiram o desenvolvimento da tecnologia de projeção de cinema como a conhecemos hoje.


Duchamp Descending a Staircase de 1952 por Eliot Elisofon







A seguir, confira vídeos que reúnem fotos de Muybridge e  Marey em movimento:





Publicado por Andressa Yamashita 
Fundadora Deoos TV 


Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV

Nenhum comentário: