2.7.11

The Flying House (1921) - Winsow McCay e Bill Plympton (em produção)



Considerado por muitos o “pai da animação”, o cartunista e animador Winsor McCay provavelmente seja mais conhecido por sua tirinha em quadrinhos, Little Nemo in Slumberland (1905-1914 e 1924-1927) - que ganhou a sua versão animada exibida nos cinemas estadunidenses em 1909 -, e pelo seu curta-metragem Gertie The Dinossaur, de 1914.

Winsor McCay redefiniu os padrões de qualidade da indústria, desenvolvendo técnicas de produção como ciclos e repetições, e seus trabalhos só seriam superados 25 anos depois, com a criação de novas tecnologias do cinema. Seu trabalho influenciou inúmeras gerações de ilustradores e animadores, incluindo Walt Disney. Também disseminou entre as plateias do mundo a ideia do desenho animado de curta-metragem como parte da programação normal dos cinemas.
Em 1921, Winsor McCay criou um de seus melhores curtas: The Flying House. Para a infelicidade da história da animação, seu chefe William Randolph Hearst sentiu que o talentoso artista estava negligenciando os seus deveres de ilustrador, e exigiu que ele parasse de fazer filmes. The Flying House foi o último filme de McCay.

Felizmente, o animador e fã incontestável de Winsor McCay, Bill Plympton , teve a grande ideia de ressuscitar o filme, que estava em péssimas condições. Plympton teve o trabalho de limpar cuidadosamente cada quadro da animação em preto e branco, e colori-los a mão, usando como guia os quadrinhos de Little Nemo. Além disso, as vozes de dois dos personagens principais tiveram de ser redubladas. Um esforço admirável para preservar uma verdadeira jóia da história da animação.

versão original

versão restaurada
Confira, a seguir, um pouco da história do projeto, contada pelo próprio Bill Plympton ao site kickstarter.com:

“Eu descobri The Flying House há alguns anos atrás, enquanto assistia a uma coleção de obras de McCay em uma fita de videocassete velho. Fiquei impressionado com o seu humor, o jeito de contar as histórias, e, claro, com o desenho. Mas tudo isso era prejudicado pelo excesso de intertítulos, balões de texto, e pela falta de música, cor e som. O maior problema com o filme é a terrível condição da impressão. Ele tem sido negligenciado e mal tratado por quase 90 anos. É uma bagunça de arranhões, poeira e erosão. Então, eu mesmo o levei ele para restaurá-lo e atualizá-lo para uma nova geração."

Passo 1: Limpar cuidadosamente cada frame do filme, removendo todas as imperfeições.
Passo 2: Colorir cada frame, usando reproduções dos quadrinhos de Winsor como um guia de cor. Winsor amava a cor, e até mesmo coloriu a mão alguns de seus primeiros filmes, como Little Nemo in Slumberland.
Passo 3: Gravar a voz dos atores Patricia Clarkson e Matthew Modine, para concedê-las aos dois personagens principais, o que nos permite remover os balões de texto e intertítulos.
Passo 4: Contratar um músico e editor de som para incluir uma nova e agitada trilha sonora, que complementa a beleza da nova fotografia do filme.” Bill Plympton até pede uma contribuição para os amantes da animação, a fim de arrecadar fundos para o desenvolvimento do projeto. Se você deseja contribuir, clique aqui.

Vale a pena esperar para ver o resultado da restauração desta relíquia da animação!
A seguir, um vídeo de Bill Plympton fazendo comentários e mostrando um preview de cenas exclusivas do filme:


 

Confira o curta The Flying House (versão não restaurada)


Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

Nenhum comentário: