30.6.11

Robots of Brixton + Making of (2011)


Robots of Brixton é um criativo curta experimental que mostra de forma revestida e futurista, um olhar sobre um dos maiores conflitos de reação à repressão policial na década de 80 no Sul de Londres, o motim de Brixton.



A animação se passa em um futuro próximo, onde o bairro de Brixton é dominado por uma nova onda de robôs imigrantes que têm seu crescimento populacional em grande escala. Suas vidas são marcadas por desilusão, pobreza, desemprego, desprezo e desconfiança. No entanto, alguns grupos possuem uma espécie de refúgio, um espaço onde suas ideias e filosofias são bem vindas e acolhidas. Até que, em um devido momento, as autoridades invadem 
seus meios, mesmo sem provas, com o intuito de intervir qualquer atividade ilegal e controlar uma população em massa que é tratada de forma indigna.

O curta usa de forma inteligente e criativa, uma narrativa futurista para contar um fato histórico. Em sua base existe a fórmula do conceito robótico; sua obediência, sua forma descartável, sua desvalorização e não-humanização como reflexo do preconceito do governo na época do motim, que se demonstrou aparentemente insensível com os imigrantes caribenhos, em sua maioria vindos da Jamaica na década de 50.


Apesar do impressionante uso de computação gráfica nos cenários, para os familiarizados é possivel indentificar os ambientes e paisagens de Brixton. A modelagem dos personagens tem uma mera semelhança com perfil de um típico suburbano morador do bairro. O resultado concretiza num incrível realismo e uma trilha enigmática.


O confronto entre os robôs e as autoridades referem-se aos conflitos de Brixton, baseados em imagens reais capturadas pela lente do fotógrafo David Hoffman. 
O curta foi criado e dirigido pelo londrino Kibwe Tavares.

“Este projeto nasceu da minha exploração com relação a raça, classe e arquitetura. Eu vim deste bairro e presenciei os motins de 81. Então, eu decidi recontar a historia como gênero de ficção cientifica sem a bagagem de associar a idéia usando um jovem londrino negro”

Kibwe Tavares

Sobre Brixton e seus conflitos

Situado no sul de Londres, o bairro de Brixton é conhecido pela sua diversidade cultural da capital britânica. Diversos imigrantes caribenhos chegaram no bairro na década de 50, em sua maioria vindos da Jamaica. Durante os anos 80, a comunidade do bairro de Brixton, revoltada pelo constante cerco policial, problemas econômicos, condições precárias e altos índices de desemprego promoveram um motim em Londres (conhecido como Brixton Riots), onde carros foram incendiados e vitrines foram destroçadas com mais de 5000 pessoas envolvidas.


Apesar de tecnicamente ser um bairro marcado pelos traficantes e violência, Hoje, é mundialmente conhecido pela sua bagagem cultural, possuindo ótimos pubs, cinemas e exposições de arte.


Curiosidades sobre Brixton

- A música "Eletric Avenue" do artista Eddy Grant fala sobre o Motim de 1981. Veja o videoclipe abaixo.





- Algumas celebridades como David Bowie, Mick Jones, Paul Simonon e Sharon Osbourne nascem em Brixton.


Making of

Veja alguns testes de filmagens de alguns cenários reais usados no filme e o processo do uso da computação gráfica.











Quer saber mais sobre a história de Brixton? Confira aqui.



Postado por Anderson Salvador
Editor Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Um comentário:

Anônimo disse...

uau! adorei...
ótima matéria!