17.4.11

História Trágica com Final Feliz (2005)



A animação “História Trágica com Final Feliz“, de Regina Pessoa, conta a história de uma menina “diferente”. Seu coração tem uma batida extremamente alta, a ponto de incomodar as pessoas da comunidade em que mora. O som é tão alto que, incomodadas pelo barulho, pessoas não conseguem dormir e cães começam a ladrar todas as noites. As pessoas respondem com intolerância, e a menina, isolando-se.

Ela tenta se explicar dizendo que possui um coração de passarinho; que o corpo que habita não é o seu — por isso seu coração bate tão rápido. As pessoas respondem com incredulidade, e acreditam que a garotinha não irá durar muito…



Com o passar do tempo, as pessoas acabam se acostumando insensivelmente com o barulho rítmico do coração da menina. Elas chegam até mesmo a ajustar suas atividades diárias de acordo com o compasso do coração: um comerciante com sua caixa registradora, um homem que varre a rua, crianças que brincam com uma bola… todos sincopadamente adaptados às batidas do coração. Entretanto, isso está longe de significar que a menina finalmente está integrada à comunidade em que vive: na verdade as pessoas simplesmente aprenderam a ignorá-la, distanciando-a de seu convívio. Entretanto, um evento inesperado irá romper essa harmonia forçada.
Não por acaso, o estilo da animação lembra gravuras de serigrafia: a idéia para o curta-metragem surgiu para Regina Pessoa justamente após um exercício dessa técnica na faculdade de Belas Artes.
“História Trágica com Final Feliz” é uma história sensível e poética sobre pessoas que não se ajustam ao mundo em que vivem e a intolerância de que são vítimas.








Postado por Cristiano Alves
Colaborador de Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS


Nenhum comentário: