23.3.11

Hallucii (2006)


Um engravatado adormece bêbado em um beco e acorda preso em um ambiente inescapável. Curta de animação inspirado na obra do grande artista holandês Escher.




Ave Escher!


Music by Wei-San Hsui
MFA Computer Art, School of Visual Arts, New York.
MFA Computer Art, School of Visual Arts, New York.
Maurits Cornelis Escher (M. C. Escher) foi um artista gráfico holandês conhecido por brincar com geometria e diversas dimensões em uma mesma imagem, criando figuras e construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.
Escher estudou arquitetura e decidiu se dedicar às artes plásticas e gráficas, inspirado por diversas culturas, modelos matemáticos e mosaicos islâmicos de construções do sul da Espanha.


Escher faleceu em 1972 com 73 anos de idade.




O curta foi inspirado na obra Ascending and Descending de 1959 cheia de proporções conflitantes que causam paradoxo visual. A ilustração mostra um grupo de homens subindo e outro descendo a mesma escadaria infinitamente, enquanto dois homens parados observam a paisagem.


Escher declarou: "Recalcitrantes indivíduos recusam, por enquanto, a participar no exercícios de pisar nos degraus. Eles não veem nenhuma utilidade nisso, mas sem dúvida, mais cedo ou mais tarde eles poderão ver o erro de sua não conformidade."
recalcitrante - adj. que ou quem resiste obstinadamente. sin.: obstinado, teimoso, insistente.



A litogravura de Escher por sua vez foi inspirada nos estudos do físico e matemático inglês Penrose.


A animação foi criada por Goo-Shun Wang que na época era estudante do curso de MFA Computer Art, na School of Visual Arts de Nova Iorque e que certamente compreendeu o conceito original da representação das escadarias.





Mais de Escher  aqui.

Mais sobre construção de ilusões artísticas aqui.

Postado por Andressa Yamashita

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

.

Nenhum comentário: