17.11.11

Moya Lyubov + Making of (2006)



Do diretor e animador russo, Alexander Petrov, "Meu Amor" se passa na Rússia no final do século 19 e conta a história do jovem Anton, um estudante de 16 anos, dividido entre Pasha, sua jovem e ingênua paixão, e Seraphina, a mulher da casa ao lado, bela e mais velha. Em meio a este turbilhão de paixões, dividido entre o amor puro e ingênuo e o desejo ardente por um mulher, Anton mergulha em um mundo de sonhos inspirados na arte impressionista.

O animador e diretor russo Aleksandr Petrov Konstantinovich, ou Alexander Petrov, como é mais conhecido no ocidente, ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 2000 com "O Velho e O Mar", com o qual ficou famoso. Foi produzida no Canadá e concebida com a mesma técnica empregada em "Meu Amor", onde Petrov pinta com as próprias mãos (sem pincéis) os quadros de sua animação com tinta a óleo sobre uma placa de vidro, num processo difícil e demorado, que se repete quadro a quadro.

Após finalizada a pintura de um quadro, este é fotografado e, em seguida, sutilmente alterado pintando-se sobre a camada de tinta existente ou apagando algumas áreas e acrescentando outras, assim o quadro é novamente fotografado, de forma que se obtem a ilusão de movimento. Após finalizar "O Velho e O Mar", Petrov voltou para a Rússia onde deu início a produção de "Meu Amor". Muito trabalho e três anos depois, o curta estava finalizado. Todo o esforço valeu a pena. "Meu Amor" ganhou vários prêmios por onde passou e concorreu ao Oscar de melhor curta de animação de 2008. De fato uma obra de arte não nasce da noite pro dia, e sim, com fruto de muito trabalho e perseverança. "Meu Amor" é arte quadro a quadro.





A seguir, um making off (em russo) de "Meu Amor"




Cartaz do curta


Postado por Gregório Moreira
Colaborador Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

3 comentários:

Andressa Yamashita disse...

Adoro a curadoria de suas matérias, Gregório!
Impressionante, a técnica deixa o clima meio etéreo, meio mágico. Destaque para as lindas transições de cenas.

J R disse...

Lindíssima a animação. Gosto dos detalhes que imprimem nas cenas, as cores, penso que essa técnica dá muito movimento aos personagens, é uma pintura que ganha vida sem perder suas características. Exuberante!

Jordana disse...

Formidável!!!!
Agradeço por existir esse blog com tantas animações que valem ouro!!!!
Agradeço pelo trabalho duro !!!!!