27.10.11

Chico & Rita (2010)


Um músico ambicioso, uma cantora talentosa, uma turbulenta relação amorosa e, como pano de fundo, a efervescência musical da Havana pré-revolucionária.

Quando imaginamos tal enredo levado as telas de cinema, de pronto nos vêm a mente uma história contada através de um filme live action, com atores de carne osso, porém, para nossa sorte, o diretor espanhol Fernando Trueba ("Belle Époque", 1992 ) optou pela animação para contar sua história. Para esta empreitada uniram-se ao diretor Fernando Trueba, o renomado artista gráfico catalão Javier Mariscal. Um grande desafio, visto que Javier nunca havia feito um filme e Trueba nunca havia feito uma animação, somando-se a isso, estava o fato da animação ter sido desenvolvida em vários estúdios ao redor do mundo, inclusive no Brasil, pela LightStar, assim, para a supervisão de animação, foi chamado um terceiro diretor, Tonio Errando, irmão de Mariscal.

Para auxiliar os animadores, Trueba filmou as cenas de seu longa em cuba, com atores reais, e este material serviu de referência para os desenhistas, porém a técnica de "rotoscopia", que consiste em desenhar sobre imagens de atores reais, não foi utilizada. O material gravado serviu apenas como referência de ângulos de câmera, cenários e posicionamento de personagens. O resultado é uma animação onde os traços de personagens são simples, porém precisos, e que apesar de fugir do realismo, nos mostra cenários incrivelmente ricos em detalhes.


Chico & Rita se passa em 1948, em uma Havana anterior a revolução socialista cubana, e conta a história de Chico, um jovem e talentoso pianista, e Rita, uma cantora de voz extraordinária mergulhados em uma ardente paixão embalada pela música e separados pela fama. Esta jornada musical nos leva de Havana a Nova York, a Paris, Hollywood e Las Vegas. Paixão e dor costurados por uma trilha sonora magnífica composta por clássicos da música cubana norte americana.

Chico & Rita fez uma rápida passagem pelo Brasil no Animamundi de 2011 e infelizmente ainda não há previsão de lançamento nos cinemas ou em DVD.

Confira um trecho do filme

Nesta cena, a personagem Rita interpreta a música Bésame mucho. A canção foi escrita em 1940 pela mexicana Consuelo Velásquez, tornando-se uma das mais populares do século XX. Foi traduzida e interpretada por diversos artistas como Édith Piaf, Frank Sinatra e os
Beatles.



Trailer oficial do filme





Postado por Gregório Moreira
Colaborador Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV



Nenhum comentário: