11.7.11

Série de Promos Band Sports - Entrevista com Iano Coimbra (2011)



Durante o ano todo tem futebol, jogos do Santos, do Corinthians, do São Paulo, etc. Eu sou uma daquelas pessoas que não gostam muito de futebol, mas quando o Brasil joga… ai é diferente, amo, grito, berro e até xingo, ainda mais quando o jogo é Brasil x Argentina. Não há nada mais divertido do que a rixa com os nossos hermanos. Mas quem zoa quem? Os Brasileiros que se divertem as custas dos argentinos ou eles nos provocam e apenas sofrem as conseqüências?

A equipe de videografia da Band Sports encontrou uma forma divertida e inteligente de esclarecer essa pergunta e ilustrar as chamadas da Copa America 2011.

Iano Coimbra, diretor de animação do canal, nos explica como foi o processo de criação e execução da série.

Deoos TV: Iano só pra gente entrar no clima, qual é o seu time do coração?

Iano: Eu torço pro São Paulo, sou tricolor desde criançinha.

Deoos TV: Mais um São Paulino… (o Operario MS é tão melhor) Mas deixa pra lá… vamos voltar ao que interessa. Como foi a escolha em zoar os nossos vizinhos? Vocês contam com a ajuda de um roteirista? Fazem um brainstorm antes de criar as animações? Como funciona esse processo de criação do roteiro?

Iano: O Bandsports é um canal que tem um jeitão descontraído, os apresentadores e locutores são divertidos, isso nos permite fazer peças promocionais puxando pro lado cômico. Geralmente, reunimos os departamentos de programação, chamadas e videografia para definir como vamos promover nossos eventos e programas. Nessas reuniões todo mundo dá idéias, rola de tudo, brainstorming, esboços e até storyboards. No caso da Copa América foi fácil. Imagina só: Um evento de futebol na casa do arqui-rival! Só precisávamos decidir de que maneira contaríamos a piada. Resolvemos fazer as animações, com 2 personagens, um brasileiro e um argentino, que ficariam se sacaneando e, claro, com o argentino sempre levando a pior no final. O Luciano, do departamento de Chamadas, faz os textos e bolamos os roteiros em conjunto. Nós, da videografia, desenhamos, animamos, finalizamos e sonorizamos as peças. E o Fábio, da Programação, bota limite no nível das brincadeiras, ele é o responsável por controlar nossas pirações

Deoos TV: Quantas pessoas fazem parte da equipe e qual a função de cada um?

Iano: A equipe da videografia tem 5 pessoas. Todo mundo faz de tudo, a galera é bem talentosa. Para essas animações, eu criei e desenhei os personagens e dirijo as peças. A Milly Ramiro desenha os cenários, os elementos de cena e ainda ajuda na sonorização. O Cauê Mendes trabalha duro na animação e edição. O Nelson Mandu faz a finalização e edição de som. Tem também o Gustavo Zimmermann, que trabalha pesado pra dar conta do resto da demanda do departamento. No final das contas, todo mundo ajuda e dá ideias e sempre um acaba socorrendo o outro nas horas de sufoco.


Deoos TV: Como foram feitas as ilustrações? A mão, depois digitalizadas ou desenhadas diretamente em um software? Qual o software foi usado? E a colorização?

Iano: Eu desenhei os personagens no papel, só no traço, sem cores. Passei pro Illustrator, defini a paleta de cores e separei os elementos para animação. Me inspirei no desenho do inspetor da Pantera Cor de Rosa e nos personagens Spy vs Spy, da revista Mad. A ideia era ter traços simples, com poucos detalhes, pra simplificar a ilustração e aliviar a animação. Não temos muito tempo para produzir as peças, são só cinco dias para desenhar, animar, finalizar e sonorizar.

Deoos TV: Qual foi o método de animação? Quais softwares foram utilizados? Como vocês dividem a animação?

Iano: Primeiro, discutimos e decupamos as cenas que serão desenhadas. Depois, os desenhos são exportados do Illustrator com todos os layers preparados para o animador mexer. A animação é feita toda no computador, direto no After Effects. Por fim, passamos tudo para o Final Cut, onde é feita a finalização e sonorização.

O som é fundamental pra dar vida e dinâmica, além de ajudar a contar as histórias. Como não conseguimos produzir e nem compor as trilhas sonoras e os efeitos de som, fizemos uma pesquisa gigante e montamos uma vasta biblioteca de áudio.

Deoos TV: E conta pra gente, tem mais episódios vindo por ai... Dá pra adiantar um pouco a história, ou até mostrar pra gente?

Iano: Tem sim. Até o final da Copa América vamos fazer um episódio por semana. Na última animação, misturamos desenho e cenas reais das partidas de estréia do Brasil e da Argentina.

Deoos TV: Iano muito obrigada pela sua participação e disponibilidade em nos receber. Você poderia deixar uma dica pra galera que esta afim de iniciar na profissão de animador?

Iano: Foi um prazer falar com vocês. Maior responsa dar entrevista, ainda mais, dar conselho! Hehehe… Acho que o negócio é pesquisar, se inspirar e praticar. Assistir bastante aquilo que gosta e depois tentar fazer. Outra coisa boa é praticar os tutoriais de softwares que tem pela internet.


Confira a série de Promos Band Sports - Copa America 2011















É isso aí pessoal, pra conferir mais trabalhos do diretor, entrem no link:

Myspace.com/ianocoimbra
Vimeo.com/iano

Postado por Luciana Duailibe
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Nenhum comentário: