15.5.11

The Icing on the Cake (2010)



Hoje, 15 de maio, é o Dia internacional da Família (dia 8 de dezembro é comemorado aqui no Brasil). Uma família mantém seus laços através do compartilhamento de seus momentos, gerando uma afetividade inexplicável. Para homenagear este dia, conheça a história de Blanca Alvarez, do projeto StoryCorps.


Sobre o projeto StoryCorps


A ideia da empresa sem fins lucrativos é registar a cultura dos americanos. Com bases em Brooklyn, Nova Iorque e outras diversas cabines disponíveis em vários estados dos EUA, as pessoas são convidadas para contar a história de suas vidas. A StoryCorps registra e arquiva essas historias desde 2003, possuindo um conteúdo cultural muito rico de diversas famílias que têm algo a partilhar. Segundo a contabilização da empresa, já são 30 mil entrevistas nas quais participaram mais de 60 mil pessoas. As conversas são gravadas em um CD e são preservadas no American Folklife Center na Biblioteca do Congresso para memória futura.

"Ao ouvirmo-nos atentamente uns aos outros, podemos ajudar a iluminar o verdadeiro caráter desta nação e relembrarmo-nos de quão precioso cada dia pode ser e como é verdadeiramente bom estarmos vivos"
Dave Isay, fundador da Story Corps.

Além do registro em áudio, existem algumas das histórias no formato de animação, que ao todo são seis. Essas animações foram selecionadas por serem as que mais comoveram os ouvintes. Entre elas, temos a historia de história de Blanca Alvarez. Confira vídeo abaixo (em inglês).


Blanca Alvarez imigrou para os Estados Unidos do México em 1972. Ela veio com o seu esposo e seu filho, enquanto estava grávida de sua filha Connie.

Connie, hoje com 33 anos, levou sua mãe para o projeto Story Corps em Los Angeles para fazer perguntas sobre esses anos que passou. Esta é uma historia de uma família imigrante tentando sobreviver num país de primeiro mundo, no qual o próprio não prospera em ajudar aqueles que não são cidadãos americanos, posicionando-os nos chamados subempregos (empregada doméstica, babá, jardineiro e outros) e dificultando-os a crescerem profissionalmente e financeiramente, porém a história de Blanca mostra que a possibilidade de vencer, mesmo com diversas dificuldades, pode vir a acontecer.

A animação ficou sob direção do Rauch Brothers Animation Estudio.

Seria muito interessante se houvesse um projeto semelhante aqui no Brasil, um país rico culturalmente, com muitas historias ocultas de diversas famílias que podem nos ensinar muito, compartilhando seus momentos mais intensos de suas vidas.




Postado por Anderson Salvador

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS


Nenhum comentário: