1.4.11

The Cameraman’s Revenge (1911)



Animação de Ladislaw Starewicz , um dos grandes pioneiros em stop motion do século XX na Europa.
O curta The Cameraman’s Revenge foi um marco para o autor, abordando como tema a infidelidade e o cíume entre insetos. O curta segue uma construção cinematográfica, com cortes e formas de diálogos usados na época.

Um pouco sobre Starewicz


Ladislaw Starewicz (1882-1965), de origem polonesa/lituana, era um grande fotógrafo e apaixonado pela entomologia (ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente).
Quando trabalhava em um museu em 1910, Starewicz queria fazer uma filmagem de batalhas entre insetos.  E como os insetos eram noturnos, ele resolveu recriar a luta usando animação em stop motion. O mais curioso foi o processo desta arte. Ele removeu as patas e mandíbulas de duas carcaças de besouro. Recolocando com cera, ele acabou criando incríveis marionetes articuladas.

Em 1919, Starewicz mudou-se para Paris, ocupando o estúdio antes usado por Méliès.
Apesar da infinidade de tecnologias hoje aplicadas em diversos filmes e curtas, seu trabalho possui uma essência que atravessa décadas de reconhecimento de seu talento. As técnicas de suas obras até hoje impressionam, como as fiações de apoio para as marionetes que praticamente são desnítidas com a interação de diversos personagens, efeitos de folhas balançando e águas fazendo ondas.


Postado por Anderson Salvador

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS




Nenhum comentário: