13.1.12

Tim Burton: Vincent + Desenhos originais do storyboard (1982) + Burton no Moma + Galeria

Em 1982, com apenas 24 anos de idade, Burton criou este curta de animação altamente auto-biográfico.
Vincent é sobre um jovem que sonha em ser como Vincent Price, astro de filmes de terror. Enquanto a realidade apresenta a vida pacata e suburbana do garoto, sua consciência se desloca para um mundo fantástico e tenebroso.



"Há uma energia no stop motion que você não consegue descrever. Tem a ver com dar vida a objetos e por essa razão que quis trabalhar com animação. "
Tim Burton

Bonecos usados na animação, Vincent e seu alter-ego
























Vincent Price
Vincent Price foi um herói para o Burton em sua infância, sendo um dos grandes responsáveis pelo interesse do diretor em cinema. O próprio Vincent Price concordou em narrar a animação, fato que Burton descreveu como sendo "Provavelmente uma das experiências mais marcantes da minha vida."

No ano seguinte, Price também participou de outro projeto de Burton - João e Maria (Hansel and Gretel) de 1983 como apresentador. A última aparição de Vincent Price no cinema foi no clássico Edward Mãos de Tesoura de 1990, interpretando o pai/inventor do protagonista, papel de Johnny Depp.




"Quando se é jovem, as coisas parecem maiores do que são, você cria sua própria mitologia, você encontra o que se conecta contigo psicologicamente. E aqueles filmes de terror, a poesia deles, os personagens que passam por muitos tormentos - muitas vezes imaginários - falavam comigo"
Tim Burton


Heinrichs e Burton, com 24 anos, na produção de Vincent em 1982


Tim Burton escreveu, dirigiu e criou os personagens, Rick Heinrichs foi o produtor e escultor do filme.

Originalmente, Vincent foi criado como um experimento de novas técnicas de stop motion que seriam utilizadas em fimes subsequentes da Disney. O resultado foi surpreendente e lançou a carreira de Tim Burton como diretor e autor.




"Foi depois de Vincent que eu realmente entrei no stop-motion, já havia visto animação de massinha, já havia visto stop motion, o trabalho de Harryhausen . Em Vincent nós não estávamos tentando ultrapassar os limites da animação. O que estávamos tentando fazer de uma maneira muito simples era sermos mais específicos com o design. Para mim, na animação de massinha os elementos do design acabam se perdendo. Portando, o projeto estava muito relacionado com o desenho bidimensional, só que saltando para a terceira dimensão. Acreditei que "Nightmare Before Christmas" deveria ser feito de uma maneira mais acurada que Vincent, mas naquela época eu estava apenas pensando na simplicidade, na emoção, tentando fazer design estilizado em animação. Acredito que seja mais difícil fazer trabalhos emocionais em três dimensões. De diversas maneiras, a animação desenhada é mais fácil porque você pode literalmente criar qualquer coisa. Animação tridimensional possui limitações porque você está movendo bonecos, mas quando funciona é de uma forma mais efetiva e há a sensação de que aquilo existe de verdade."
Tim Burton


Confira os desenhos originais do storyboard da animação Vincent, desenhados por Tim Burton:






  
















Burton realizou em 2010 uma exposição no museu novaiorquino Moma, onde apresentou uma série de ilustrações, desenhos, animações e esculturas que mostraram uma retrospectiva de sua carreira.

Assista ao teaser da exposição:



Veja a entrevista com Tim Burton explicando um pouco sobre seu estilo, inspiração gráfica, infância e visão (em inglês):




Delicie-se com a galeria dedicada à Tim Burton na nossa página do Facebook


Publicado por Andressa Yamashita
Fundadora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV.

Nenhum comentário: