10.11.11

Descobrindo a Animação: Os brinquedos ópticos



Procurando Nemo, Up, Shrek... Você adora estes grandes sucessos do cinema, não adora?
Pois saiba que o desenho animado começou muito diferente, e evoluiu muito para ter a carinha que conhecemos hoje. A história da animação começa antes mesmo de existir o cinema! Vamos conhecê-la?

No ano 180 d.C. as pessoas já brincavam de animar! O primeiro “brinquedo” que simulava movimento foi o zootrópio, criado na China pelo inventor Ting Huan. Trata-se de um tambor giratório com frestas. A sequência de imagens no seu interior faz com que, ao girá-lo, possamos assistir ao movimento através das aberturas.

O zootrópio moderno foi criado em 1834, pelo relojoeiro inglês William George Horner, que lhe chamava de “Roda do diabo”.



Quase simultaneamente, semelhantes invenções foram feitas de forma independente:

- Na Bélgica, por Joseph Plateau, foi criado o Fenquitoscópio: dois discos de papel ligados um ao outro por meio de uma haste. Um dos discos possui uma sequência de imagens pintadas, e o outro possui frestas. Quando os discos são girados, o espectador vê as imagens do primeiro disco em movimento através das frestas do segundo.



- Na Áustria, por Simon Von Stampfer, o Estroboscópio: um único disco, com frestas intercaladas entre as imagens. O espectador posiciona o disco em frente a um espelho. Ao girá-lo, assiste à animação no espelho pelas frestas do disco.



- Ainda há o Taumatroscópio. Não se sabe ao certo quando ele foi inventado, mas estima-se que no início do século XIX. Consiste num pequeno disco preso a dois cordões em lados opostos. Em cada uma das faces do disco existe uma imagem diferente. Quando o disco é girado pelas mãos do espectador, as duas imagens fundem-se em uma única.

Aprenda, no vídeo a seguir, a fazer seu próprio Taumatroscópio:





Mas passou-se muito tempo até a animação ser este espetáculo projetado que conhecemos hoje. Neste sentido, Émile Reynaud foi o pioneiro da arte de animar. Antes mesmo de ser apresentada a primeira sessão de cinema, Reynaud apresentava seus próprios desenhos animados, em máquinas ópticas de sua criação: o Praxinoscópio (1877) e o Théâtre Optique (1888).



No próximo vídeo, Walt Disney conta a história da criação do Théâtre Optique, a engenhóca que revolucionou a arte do entretenimento:



Em 28 de Outubro de 1892, Reynauld projetou ao público sua primeira animação conhecida, Pauvre Pierrot. Este dia é até hoje mundialmente conhecido como o Dia Internacional da Animação.





Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Nenhum comentário: