8.6.11

O Fantástico Sr. Raposo (2009) - Crítica + Making of



Uma raposa urbana não pode evitar seus impulsos selvagens, e ao mudar-se para perto das fazendas de Boggis, Bunce e Bean, volta à vida de ladrão de galinhas. Só que logo o trio de fazendeiros se une para capturá-lo.

Lançado em Setembro de 2009 nos EUA, e em Dezembro de 2009 no Brasil, O Fantástico Senhor Raposo é o primeiro filme animado do diretor Wes Anderson, adaptação da fábula Raposas e Fazendeiros, de Road Dahl (autor também do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, e de outros livros que viraram filmes, como Matilda e James e o Pêssego Gigante).

Nascido no Texas, Wes Anderson estudou filosofia e dirigiu filmes notáveis como Os Excêntricos Tenenbaums, Bottle Rocket e A Vida Marinha com Steve Zissou. São características marcantes de seus filmes a questão da imprescindível natureza dos personagens, as relações entre pais e filhos, o egoísmo dos adultos e a busca do jovem por afirmação. Isso se potencializa em O Fantástico Senhor Raposo, onde o Sr. Raposo, que tem esposa, filho, um emprego e até algumas crises existenciais, de repente percebe que a única coisa que o completa é caçar as galinhas dos vizinhos, passando a resgatar seus instintos animais. Podemos relacioná-lo a Royal Tenenbaum, de Os Excêntricos Tenenbaums, que após uma vida inteira de sucesso, resolve resgatar seu antigo amor.


Outros pontos de tensão na história são a rivalidade entre Ash, seu filho frágil e introspectivo, e seu sobrinho Kristofferson, um jovem atleta; e ainda a troca que o casal de raposas faz da juventude aventureira pela rotina do lar.

A tendência de escancarar a artificialidade dos filmes é a característica mais típica do diretor, sendo evidenciada, em O Fantástico Senhor Raposo, no stop-motion estilizado – pausado, cortando a fluidez para deixar o filme com uma cara artesanal e antiga -, e em detalhes como as lágrimas propositalmente falsas dos personagens.

As piadas são audaciosas, os personagens incomuns, as cores e detalhes trabalhadas em excesso, e o ritmo mais rápido que o habitual de desenhos animados infantis. Só mesmo assistindo para conferir o quão fantástico é o Senhor Raposo!

Vejam, a seguir, o trailer do filme e dois making of’s: um evidenciando o caráter artesanal da animação, com direito a bonequinhos e cenários esculpidos à mão, e outro que mostra o “toque especial” da dublagem, com George Clooney e Meryl Streep atuando de verdade.

Veja o trailer




Making Of
Bonecos e cenários





Making Of
Dublagem




Postado por Elisa Rodrigues
Colaboradora Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

Nenhum comentário: