1.5.11

Hedgehog in the Fog (1975)


Hedgehog in the Fog é uma animação soviética de 1975 dirigida por Yuri Norstein e produzida pelo estúdio Soyuzmultfilm, em Moscou. Produzido com a técnica de animação “cut-out“, ganhou o primeiro lugar na premiação “All time animation best 150 in Japan and Worldwide” (Tokyo, 2003).



“Hedgehog in the Fog” conta a história de um pequeno porco-espinho que costuma visitar seu amigo urso para beber chá, conversar e contar as estrelas. Desta vez o porco-espinho está levando algo especial para a ocasião: um pote de geléia de framboesa. No meio do caminho, ele se depara com um cavalo parado no meio de um nevoeiro. A névoa é tão densa que o porco-espinho pondera se o cavalo poderia se sufocar caso se deitasse e ficasse completamente imerso nela. Tomado de curiosidade, o porco-espinho penetra dentro do nevoeiro (e de um outro mundo). Ele se perde, e se depara com medo, solidão, hostilidade, e eventualmente, redenção.


A animação, embora teoricamente feita para crianças, é de difícil compreensão mesmo para adultos. A história sugere vários níveis de interpretação. O nevoeiro onipresente e opressivo, a atmosfera onírica, o bem e o mal manifestando-se de diversas formas, a morte, e mesmo questões filosóficas profundas estão presentes neste singelo curta-metragem de animação.
Por exemplo: em determinado momento o porco-espinho cai nas águas de um riacho. Ele pensa consigo mesmo: “Eu estou no riacho. Vou deixar as águas me levarem”. O pequeno porco-espinho então suspira profundamente e começa a ser carregado pela correnteza. Ele imagina que logo ficará ensopado e irá submergir, afogando-se. Nesse momento de estóica entrega e submissão, “algo” pergunta ao porco-espinho duas questões que afligem a humanidade desde tempos imemoriais: quem ele é e como veio parar ali. O porco-espinho responde ingenuamente: “Eu sou um porco-espinho. Eu caí no rio”. A criatura então propõe levar o pequeno porco-espinho para a margem do rio.


O videoclipe da música “Human Behaviour“, da cantora Björk, foi inspirado livremente na animação “Hedgehog in the Fog” e na história de contos de fadas “Cachinhos dourados“. O clipe possui inclusive uma cena bastante parecida à mencionada acima, em que a cantora, vestida como o porco-espinho da animação, cai em um riacho e flutua ao sabor das águas.



Postado por Cristiano Alves
Colaborador de Deoos TV

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS

Nenhum comentário: