8.2.11

Fantasia Parte 2 - Night on Bald Mountain (1940)










Vamos continuar o especial deste clássico da animação com o penúltimo e mais sombrio segmento de Fantasia. A matéria está imperdível, recheada de obras de produção, models sheets e concept art.

Veja a Parte 1 deste especial clicando aqui.

Modest Mussorgsky

Night on Bald Mountain ( Noite no Monte Calvo) é uma composição musical do russo Modest Mussorgsky, feita em 1867.

A sinfonia da obra foi inspirada no mito do Monte Triglaf (Monte Calvo), perto de Kiev, no sul da Rússia. "Monte Calvo" refere-se figurativamente a montanha ausente de árvores e vegetação.

O local era considerado o ponto de encontro entre os espíritos demoníacos durante a Noite de Walpurgis (o equivalente ao nosso Dia das Bruxas) para celebrar as forças do mal.




Bela Lugosi
O astro de filmes de terror, Bela Lugosi  (clássica interpretação de Drácula - 1931) foi filmado personificando o Diabo para que os desenhistas tivessem imagens de referência para os movimentos e as expressões.

Vladimir Tytla, um dos animadores chefes na produção procurou elevar as expressões do Diabo ao máximo e é conhecido como pioneiro a animar com sucesso de forma convincente e comovente personagens humanos.



Deoos recomenda:




O design do Monte Calvo foi criado pelo talentoso ilustrador dinamarquês Kay Nielsen conhecido por seus trabalhos em livros de contos de fadas na era de ouro da ilustração. Veja mais de seus trabalhos no fim da matéria.

A seguir selecionamos uma coleção de imagens de concept art realizadas por dezenas de artistas envolvidos na produção da obra. Este é o momento de maior abertura para criação, portanto, caros leitores, preparem-se.


Model Sheets - elaboração dos personagens :







O Diabo desta sequência é também conhecido como Chernabog, deus da maldade e da morte.































Rascunhos de cenas e cenários:































Trabalhos de Kay Nielsen:
Powder and Crinoline de 1913


Rapunzel de 1925

Hansel and Gretel (João e Maria) de 1924

Postado por Andressa Yamashita

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos.

.

Nenhum comentário: