24.4.12

Inspiração: A bioluminescência marinha

Bioluminescência é a luz que se origina de um organismo vivo e que é causada por uma reação química. O fenômeno é reconhecido em várias espécies diferentes de animais, em insetos como vaga-lumes, em fungos como cogumelos e em plantas como em algumas espécies de algas. A maioria dos animais bioluminescentes é encontrada no fundo do mar.

Cogumelos bioluminescentes

Mais de 90% do volume do oceano foi ainda inexplorado. O espaço é um local mais acessível que o fundo dos oceanos, principalmente por sua pressão altíssima. Cientistas tem se esforçado para criar máquinas resistentes aos níveis de pressão e assim tem conseguido alcançar a descoberta de novas espécies bioluminescentes. 

Estima-se que cerca de 90% dos animais do fundo do mar são bioluminescentes. Eles vivem principalmente em regiões que não recebem muita luz do sol, como a zona disfótica e a afótica
 
Há diversas razões para que o fenômeno da bioluminescência ocorra: alguns animais marinhos o utilizam para chamar atenção de presas, assustar predatores, atrair um companheiro, comunicar, camuflar, e até mesmo para iluminar o ambiente.

A palavra bioluminescência vem do grego "bios" (vida) e do latim "lumen" (luz).

A bioluminescência envolve a combinação de dois tipos de substâncias a luciferina, ou a substância que produz a luz, e a luciferase, ou a enzima que cataliza a reação. Os termos luciferina e luciferase originam-se do latim lúcifer, que significa "que traz luz". Eles são termos genéricos, e não nomes de substâncias químicas específicas. Muitas substâncias diferentes podem agir como luciferinas e luciferases, dependendo das espécies da forma de vida bioluminescente. 

 
Assista aos maravilhosos vídeos que revelam algumas dessas criaturas em movimento:



A medusa Atolla wyvillei que emite esta luz azulada quando está sendo atacada, a fim de atrair predadores para a sua ameaça.



O vídeo mostra diversas espécies fascinantes do mar, entre elas as bioluminescentes marinhas.



Documentário da BBC - Blue Planet que aborda as funções da luminescência para diferentes tipos de espécies marinhas (em inglês).



Para mais imagens maravilhosas, visite.

Publicado por Andressa Yamashita 
Fundadora Deoos TV 

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV
 



Nenhum comentário: