9.3.12

“La Cena”: Animação em Stop Motion + Paisagens naturais noturnas (2012)

Produção com participação nacional, a animação “La Cena” combina elementos narrativos, sons e projeções em vídeo mapping, técnica que permite utilizar qualquer arquitetura como tela para projeção. O diferencial entre do vídeo mapping e o em stop motion,  é que no mapping é possível  interagir com personagens e cenas reais.

Realizada pelo grupo VJ Suave, com a participação do brasileiro Ygor Marotta e da argentina Cecília Soloaga, a inspiração surgiu, logicamente, em meio à natureza. Desde 2010, a dupla já planejava atualizar o conteúdo de seus vídeos, visando combinar aspectos orgânicos com animação digital em busca de novas formas de expressões artísticas.

A partir disso, os criadores tiveram a ideia de ilustrar um vídeo com todas as características da noite em uma floresta com o som dos animais ao fundo. As imagens foram capturadas em um bosque no delta do Rio Tigre, afluente do Rio Prata, próximo a Buenos Aires, na Argentina.




A animação “La Cena” apresenta as técnicas de vídeo mapping, diferenciando-se das animações em 3D e projeções de iluminação que estamos acostumados a ver com maior frequência .  

O objetivo foi explorar as novas possibilidades de projeções da animação tradicional, em conjunto com elementos narrativos e imagens reais da natureza. Além das técnicas utilizadas para a animação, o interessante foi como o enredo lida com a morte. Os animais morrem por meio de seus predadores e o ser humano, no caso, de causas naturais.



Publicado por Diana Falcão / Colaboradora Deoos TV
Diana é uma jornalista apaixonada por artes em geral. Não sabe desenhar e, muito menos, criar. Mas adora escrever sobre elas.
Encontre-a no facebook, no twitter e fale com ela pelo email: diana_fm_88@hotmail.com


Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV


Nenhum comentário: