A fotografia sempre foi um meio de comunicação direto entre a arte e a ciência. Conheça a cronofotografia, a belíssima técnica pioneira do cinema e da animação.
Cronofotografia é uma técnica fotográfica de origem vitoriana (cerca de 1867) que capta o movimento de um objeto em vários quadros. Deriva da palavra grega "chronos"(tempo) com fotografia: "fós"(luz) e "grafis"(estilo).
Essas fotos podem ser posteriormente organizadas em sobreposição como em células de animação ou posicionadas em um único frame.
A técnica envolve uma série de câmeras diferentes e originalmente tinha o objetivo de ser ponto de estudo científico do movimento.
Em 1872, Eadweard Muybridge foi contratado por Leland Stanford, ex-governador da Califórnia, para captar o movimento de um cavalo galopante e provar a sua teoria de que por alguns instantes ele ficava com as 4 patas no ar.
Muybridge posicionou 12 câmeras no decorrer do percurso da corrida do cavalo e registrou seu movimento. Após a obtenção das imagens, ele as transformou em silhuetas e as organizou em um zootrópio. As imagens capturadas do cavalo causaram grande admiração do público.
Mais tarde em 1878, Albert Londe trabalhou como médico fotógrafo e se dedicou a captar moimentos musculares de pacientes. Na época, Londe já conseguia obter a sequência de 12 imagens por décimo de segundo.
O físico Étienne-Hules Marey utilizando da mesma técnica, acabou por descobrir que o movimento rápido de impressões de celulóide sobrepostas proporcionavam a visão simulada do movimento. (eis aí um grande passo para a animação em celulose!).
Seu assistente, Georges Demeny desenvolveu novas aplicações da reprodução do movimento, e criou assim o Estroboscópio. Demeny e Otto Anschutz dividiram o desenvolvimento da tecnologia de projeção de cinema como a conhecemos hoje.
A seguir, confira vídeos que reúnem fotos de Muybridge e Marey em movimento:
Cronofotografia é uma técnica fotográfica de origem vitoriana (cerca de 1867) que capta o movimento de um objeto em vários quadros. Deriva da palavra grega "chronos"(tempo) com fotografia: "fós"(luz) e "grafis"(estilo).
Estudo de movimento dos pássaros por Etienne-Jules Marey |
Essas fotos podem ser posteriormente organizadas em sobreposição como em células de animação ou posicionadas em um único frame.
Estudo de movimento dos pássaros por Muybridge |
A técnica envolve uma série de câmeras diferentes e originalmente tinha o objetivo de ser ponto de estudo científico do movimento.
Estudos de Muybridge: moça descendo uma escada. |
Em 1872, Eadweard Muybridge foi contratado por Leland Stanford, ex-governador da Califórnia, para captar o movimento de um cavalo galopante e provar a sua teoria de que por alguns instantes ele ficava com as 4 patas no ar.
Muybridge posicionou 12 câmeras no decorrer do percurso da corrida do cavalo e registrou seu movimento. Após a obtenção das imagens, ele as transformou em silhuetas e as organizou em um zootrópio. As imagens capturadas do cavalo causaram grande admiração do público.
Zootrópio |
Mais tarde em 1878, Albert Londe trabalhou como médico fotógrafo e se dedicou a captar moimentos musculares de pacientes. Na época, Londe já conseguia obter a sequência de 12 imagens por décimo de segundo.
Estudos de Muybridge |
O físico Étienne-Hules Marey utilizando da mesma técnica, acabou por descobrir que o movimento rápido de impressões de celulóide sobrepostas proporcionavam a visão simulada do movimento. (eis aí um grande passo para a animação em celulose!).
Seu assistente, Georges Demeny desenvolveu novas aplicações da reprodução do movimento, e criou assim o Estroboscópio. Demeny e Otto Anschutz dividiram o desenvolvimento da tecnologia de projeção de cinema como a conhecemos hoje.
Duchamp Descending a Staircase de 1952 por Eliot Elisofon |
A seguir, confira vídeos que reúnem fotos de Muybridge e Marey em movimento:
Publicado por Andressa Yamashita
Fundadora Deoos TV
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