26.5.11

Jan Svankmajer/Arcimboldo - Hoznosti Dialogu (1982) Parte 1



Dimensões do Diálogo é uma série de três curtas que aborda as formas de interação na comunicação. Ela foi criada por um dos animadores contemporâneos mais originais e importantes da história da animação, o artista checo Jan Svankmajer.  Discussão Exaustiva é a primeira animação da trilogia e é ela que veremos a seguir. Personagens constituídos de diferentes objetos inspirados pelas obras do pintor renascentista italiano Arcimboldo conversam, discutem e se modificam.

Para olhos adormecidos trata-se apenas de uma obra nonsense, como não acredito na falta de sentido vale lembrar que Svankmajer criou a animação em 1982 na Checoslovaquia que na época era parte integrante da União Soviética (que terminou apenas em 1991) e era também dominada pela censura.

No curta, Svankmajer aborda a interação das três eras mais importantes da história da humanidade recente: a Revolução da Agricultura e da Pecuária, a Revolução Industrial e a que nos encontramos hoje, a Revolução da Informação e seu impacto na organização e na vida humana.

Os personagens são formas humanóides constituídas por objetos que representam cada uma dessas eras: o primeiro é feita de comida, o segundo é feito de ferramentas e o terceiro de livros e ferramentas de cálculo e artes. Sucessivamente um engole o outro e de suas regurgitações nascem humanóides realistas feitos de massinha, que ao atingir esta forma, começam a se replicar infinitamente.

Já publicamos outra matéria de Svankmajer aqui em Deoos, a obra-prima da animação em massinha Tma/Svetlo/Tma - clique aqui para assistir.



Conheça mais sobre o genial Svankmajer aqui.


Clique e veja a segunda e a terceira partes da trilogia Dimensões do Diálogo.


Giuseppe Arcimboldo (1527 - 1593) foi um pintor italiano muito aclamado em sua época, produziu vários retratos, afrescos e figurinos para a nobreza e realeza européia, porém foi com seus retratos renascentistas/surrealistas muito peculiares criados com a junção de objetos que conquistou a fama para a posteridade. Você provavelmente já viu um quadro de Arcimboldo antes ou uma obra derivada de seu trabalho. Confira mais abaixo:

O Sentido do Olfato
Retrato Extravagante
Retrato de Eva
O Bibliotecário
Água

Inverno















Postado por Andressa Yamashita 

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de Deoos TV.

  

Nenhum comentário: