16.3.12

Os primórdios do Stop Motion (1902 – 2012)

Hoje, muito popular, a técnica de animação em Stop Motion virou febre com milhares de admiradores por todo o mundo. Difícil é encontrar alguém que ainda não tenha assistido filmes como “A Fuga das Galinhas”, ou as famosas animações do amado e idolatrado Tim Burton, com as obras de “A Noiva Cadáver” e "O Estranho Mundo de Jack", quais arrebanharam fãs fissurados em animações do estilo. Mas o que poucos sabem é que a técnica em Stop Motion é muito mais antiga do que se imagina e já está entre nós há 110 anos.

A Noiva Cadáver de Tim Burton
Na realidade ela já era utilizada nos primórdios do cinema. Entretanto, bem antes de todo esse sucesso cinematográfico, uma pessoa viu nessa arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos.

O mágico e ilusionista francês George Mélies foi o gênio que enxergou muito mais do que outros. Um dos precursores do cinema, a criação da técnica em Stop Motion fez Mélies alcançar o ápice de sua carreira cinematográfica com o clássico e marcante Le voyage dans la lune (Viagem à Lua) de 1902.




Já viram também a primeira versão do "King Kong" de 1933? É exatamente esse... O Stop Motion já estava presente. Ray Harryhausen, mestre de animações em Stop Motion, foi um dos responsáveis por animações revolucionárias, e ainda, criador de personagens dos filmes "Simbad e a Princesa" (1958) e "Fúria de Titãs" (1981). Sua paixão pela técnica surgiu após assistir o filme "King Kong" de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Ray ficou encantado e dedicou seu talento a efeitos especiais semelhantes aos que ele viu no filme. Atualmente, ele é um dos principais artistas da área na indústria do cinema estadunidense.


Para endenter melhor, vamos ao que interessa: Que magia é essa?

A técnica da animação em Stop Motion ou “movimento parado” é um tanto trabalhosa. Ela consiste na captura das imagens sequenciais de um mesmo objeto inanimado, visando dar efeito de movimento. A mesma fórmula é usada na montagem de desenhos animados, só que produzida em imagens. Para ter essa ilusão, são necessários aproximadamente 24 quadros, ou frames, para cada segundo de filme. Depois, estes quadros são montados em uma película cinematográfica, semelhante aos antigos desenhos animados.

Ray Harryhausen e a cabeça da Medusa

Outro fato curioso é que a compreensão dessas imagens em nossa mente provoca uma ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando, na verdade, há mais de 12 quadros por segundo. Portanto, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é do que pura ilusão de ótica. Fantástico!

Seguem alguns vídeos com a técnica do Stop Motion em seus diversos formatos:

O filme “Fúria de Titãs” (1981) de Ray Harryhausen é uma importante referência em filmes que utilizaram o stop motion contracenando com personagens reais.




Em seu primeiro trabalho em stop motion, “Vincent” (1982), Tim Burton apostou na história de um garotinho de 7 anos que queria ser como Vincent Price. Além da técnica, o enredo da animação é incrível.




O longa “Coraline” (2009) é baseado na vida de uma menina curiosa e aventureira que descobre uma passagem em sua casa que a leva à outro mundo.



Minhocas” (2011) é uma animação produzida pela Animaking, produtora brasileira. Lembrando que o longa deve ser motivo de orgulho para nós.



Publicado por Diana Falcão / Colaboradora Deoos TV
Diana é uma jornalista apaixonada por artes em geral. Não sabe desenhar e, muito menos, criar. Mas adora escrever sobre elas.
Encontre-a no facebook, no twitter e fale com ela pelo email: diana_fm_88@hotmail.com



Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts de Deoos TV


Nenhum comentário: